Top

Theo Lustosa lança álbum com participação póstuma de Dominguinhos em dueto com Zeca Baleiro

Theo Lustosa – Foto: Weber Pádua

O sanfoneiro de Minas Gerais Theo Lustosa lança o álbum autoral “Serranias” nesta sexta-feira (08.01). O destaque fica por conta da faixa “Menino Angola” (Theo Lustosa / Paulinho Motta), que traz um dueto de Zeca Baleiro e Dominguinhos. A parte de Dominguinhos foi gravada em 2004, nove anos antes de sua morte, e recuperada em 2019. “Menino Angola” tem produção de Paul Ralphes enquanto todas as demais canções foram produzidas por Lustosa, que também toca em todas as músicas, além de ser seu autor.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A música brasileira é muito diversa, e mesmo diante de tanta diversidade é interessante perceber que pode haver uma conexão e uma conversa muito próxima entre seus ritmos e gêneros. A qual serra se refere o tão tradicional termo forró pé de serra? Sabemos, é claro, que se refere ao forró com formação de sanfona, zabumba e triângulo, tradicionalmente tocado nas festividades do nordeste, ao pé das serras do sertão. Mas não poderia ser ao pé das serras de Minas Gerais, ou da serra do mar? O projeto ‘Serranias’ tenta fazer esta conexão, uma união imaginária entre as serras de Minas Gerais e as serras do nordeste do País. Uma mistura da Serra do Curral, em Belo Horizonte, com a tão cantada Serra do Araripe, próxima a Exu, terra de Luiz Gonzaga. Ou uma mistura da Serra do Espinhaço, que corta Minas Gerais e Bahia, com a região do Planalto da Borborema, também conhecida como Serra da Borborema, que faz a transição do litoral com o sertão do nordeste, onde está Garanhuns, terra do saudoso mestre Dominguinhos. Afinal, esta é apenas uma forma lúdica para tentar ilustrar o quanto a música brasileira é diversa e ao mesmo tempo pode se conectar de forma única”, diz o artista.

Participações

Também participam do álbum a cantora e compositora mineira Bárbara Barcellos, grande representante do Clube da Esquina. Ela fez a turnê “Semente da Terra” com Milton Nascimento em 2017 e 2018. Maurício Tizumba, ator, cantor, compositor e grande representante do congado em Minas Gerais. O cantor do tradicional grupo de forró Trio Potiguá (RN), Severo Gomes, e Serginho Marques, cantor tradicional da noite em Belo Horizonte, contemporâneo de Vander Lee.

Mais de Cultura