Top

Pandemia: grafiteiro EDMX cria empena em prédio em SP

EDMX – Foto: Ivan Shupikov

O grafiteiro EDMX está começando um projeto de empena em um prédio de dez andares na avenida 9 de Julho. Esse projeto é uma homenagem às gerações mais jovens que estão confinadas por conta da Covid-19.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na pintura, os filhos dele, além da personagem que ele criou, a Invasora, fazem parte da obra. Essa é a primeira empena interativa com realidade aumentada do Brasil.

O artista é o único brasileiro selecionado para o livro “Street Art In The Time of Corona” (Londres), que reúne trabalhos de grafiteiros ativos durante a pandemia no mundo todo.

A pandemia trouxe diversos fatores para todos nós. EDMX sentiu na pele ao ver seus filhos com medo de sair de casa, visitar e abraçar o próprio pai. Refletindo sobre a situação, ele expos seus sentimentos ao retratar seus filhos atrás de uma cortina representando o despertar do eu interior descobrindo um novo mundo.

Foto: Divulgação

“A paz vem de você mesmo, não procure à sua volta. Os primeiros meses de quarentena foram vividos como se estivéssemos em guerra, isolados até da própria família. Tivemos que nos adaptar e muitas vezes nos reinventar para ter forças de seguir adiante. Nunca antes estivemos tão sozinhos porém tão conectados. Ter filhos é ter companheiros para a vida toda. Formar um time imbatível, de partilhas, risadas e muita união. A textura da cortina replica a personagem Invasora, criada em 2005, trazendo a ideia de que somos todos um, algo que percebemos nesses momentos difíceis”, diz o artista.

Uma série limitada de “prints” será produzida e distribuída entre os moradores do prédio e vendida para ajudar a sociedade revertendo parte do lucro em comida para ajudar quem mais precisa. A produção começou no último dia 5 e tem o prazo de 15 dias para conclusão.

Mais de Cultura