Cultura

Espetáculo “Eu Me Lembro” mostra sociedade regida pelo matriarcado

Share

“Eu Me Lembro”- Foto: João Caldas

Estreia neste sábado (09.01), no Teatro Novo, o espetáculo “Eu Me Lembro“, com direção de Miguel Hernandez. A história conta sobre uma civilização que evita conflitos graças a sua estrutura matriarcal. A peça é um contraponto com os dias atuais e propõe experiências sensoriais desde sua recepção, porém agora com algumas alterações.

Em virtude da Covid-19, o diretor conta que tiveram que reestruturar toda a movimentação do espetáculo. “”Antes o contato e o toque entre os atores era um elemento muito valorizado e isso teve que deixar de existir. Acho que a principal mudança é que se antes seguíamos uma linguagem realista, agora buscamos uma linguagem mais narrativa””, afirma ele. Também foi necessário incorporar as máscaras no espetáculo, e segundo Hernandez estão buscando o melhor tecido para não prejudicar a emissão de voz, e também estão sendo feitas sob medida para cada ator.

O diretor de produção do espetáculo, Eduardo Jacsenis, lembra que a estreia precisou ser adiada. “Iríamos estrear em maio de 2020, mas não conseguimos por causa da pandemia. Retomamos em novembro seguindo todos os protocolos de segurança, entre produção, elenco e plateia”, salienta, acrescentando que houve preocupação em relação ao público, e buscou-se medidas protocolares. “O teatro anfitrião estará cumprindo todas as normas de segurança, com medição de temperatura na entrada, redução do número de poltronas da sala em 60%, venda de ingressos pela internet, uso obrigatório de máscara e distanciamento entre os assentos”, reforça.

A peça transporta o público a uma época atemporal, sem espaço geográfico definido, e proporciona uma reflexão sobre nossos princípios, observando dogmas e moralidades da sociedade contemporânea em contraponto com uma realidade paralela à que vivemos. Hernandez comenta que uma civilização regida pelo matriarcado traz uma série de mudanças e que percebemos claramente o contraste de como as pessoas vivem naquela sociedade e como nós estamos vivendo. Ele diz que quando isso se reflete, conseguimos perceber uma série de comportamentos que hoje achamos naturais, mas são completamente absurdos. “A peça mostra que tudo é uma construção, que nosso comportamento não é natural, é algo construído e que pode mudar. Não damos uma solução, mas levantamos outras possibilidades de se viver. A peça te dá um repertório maior e melhor para poder agir no dia a dia, percebendo outras saídas e possíveis soluções.”

Thais Barbeiro, idealizadora do projeto, conta que se inspirou no livro homônimo do escritor DeRose: “Quando li a história me emocionei bastante e achava que era possível viver esse estilo de vida. Vejo uma forma de se viver a vida com escolhas”. Thais, que também faz parte do elenco, conta que para as audições, um dos requisitos foi a empatia com o conteúdo do livro. Além dela, também integram o elenco Valdano Sousa, Priscila Schimidt, Péricles Moraes, Matheus Prestes, Marisa Mainarte, Fabio Átila, João Corrêa e Josué Casemiro.

A proposta do processo imersivo, que vai ser vivenciado pelos espectadores na estreia, começou com os atores, que buscaram referências estéticas em Grotowski e Pina Bausch. Com a primeira referência, trouxeram vivências pessoais para a peça. Já em Pina Bausch, buscaram leveza, elegância e simplicidade que a coreógrafa difunde no jogo cênico. Para o diretor, o grande desafio é classificar um espetáculo em termos de linguagem dentro de uma sociedade Ocidental. “A peça não tem a ação como algo importante, mas sim como contemplação. Nossa tradição ocidental necessita do embate para que a narrativa se desenrole, diferente da peça”, ressalta.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024