Cultura

Online: Cinesesc abre estreias do ano com ficção e documentários

Share

“Filhos de João”- Foto: Divulgação

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. As primeiras estreias do ano na programação da série acontecem quinta-feira, (07.01), com os títulos de ficção “Viver para Cantar” e “A Espuma dos Dias“, os documentários “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim” e “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano“.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O filme “Viver para Cantar”, de Johnny Ma, uma das estreias de ficção desta semana na série, fala de uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que é administrada por Zhao Li. Todos do grupo vivem e atuam juntos, em um degradado teatro nos arredores de Chengdu (China). Quando Li recebe o aviso sobre a demolição do teatro, esconde a notícia dos demais, temendo o fim de sua trupe. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço, a ópera e seus personagens fantásticos começam a se infiltrar no mundo real dela. Classificação indicativa: 12 anos.

“A Espuma dos Dias”- Foto: Divulgação

Outro título de ficção que estreia em Cinema #EmCasaComSesc é “A Espuma dos Dias”, de Michel Gondry. Baseado no romance do escritor francês Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ele conhece Chloë, e logo ambos mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum, já que uma flor que cresce em um de seus pulmões. Classificação indicativa: 14 anos.

“Torquato”- Foto: João Rodolfo do Parado

Para quem prefere documentário, a série traz duas sugestões de títulos. “Torquato Neto – Todas as Horas do Fim”, de Marcus Fernando e Eduardo Ades, apresenta a trajetória profissional e artística de Torquato Neto (1944-1972). Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. A obra é uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960. Classificação indicativa: 12 anos.

Já “Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano”, de Henrique Dantas, traça um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio da trajetória do grupo Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pela banda e da influência do cantor, compositor e instrumentistas João Gilberto (1931-2019) nos rumos musicais do grupo. Classificação indicativa: 12 anos.

E até o dia 9 de janeiro, é possível ver na plataforma do Sesc Digital a programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937-1987) Para saber mais sobre as obras, acesse sescsp.org.br/leonhirszman.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024