Top

“O tempo todo questionando as estruturas da história da arte”, afirma Carollina Lauriano

Carollina Lauriano fecha o projeto Círculo Bazaar RG no ano de 2020 – Foto: Reprodução/Instagram

Carollina Lauriano é curadora e pesquisadora de arte. “Entendo a curadoria como um espaço para elaborar narrativas sensíveis para criar perspectivas de compreensão de mundos”, explica ela, que apresenta seu universo criativo em mais uma edição do Círculo Bazaar RG.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Na minha prática, estou o tempo todo questionando as estruturas vigentes dessa história da arte, que – a partir de uma perspectiva eurocêntrica – sempre corroborou para a exclusão e apagamentos de histórias que não são aquelas realizadas por homem.”

Durante a pandemia, esteve à frente de doações para projetos que necessitavam de atenção como o coletivo Clube do Amor – projeto desenvolvido para realizar conexões criativas entre pessoas e propósitos. “Acreditar que você pode ser a diferença em um mundo cercado por números e marketing de influência, é lembrar todo dia que todos nós também temos uma história importante e interessante a contar.”

Carol busca quebrar padrões em seu trabalho, sejam eles estéticos ou de imagem, que reafirmam apagamentos históricos. Por este motivo, seu campo de pesquisa inclui raça e identidade de gênero. “Campos que necessitam de uma atenção por todo tipo de apagamento histórico sofrido ao longo dos tempos, de forma a colaborar para que novos entendimentos sejam criados dentro desse universo.”

Entre as referências citadas no Círculo, estão a artista Rosana Paulino, a escritora e ativista Ângela Davis, o antropólogo Hélio Menezes, neomarcas, a chef Cafira Foz, além das playlists de Caique Sampaio, criadas para o projeto @borog.odo. Ela ainda fala sobre a rotina de skincare e suas aspirações nas artes, seja com novas galeristas ou coletivos majoritariamente formados por mulheres e artistas pretos.


CÍRCULO
Comandada pelo diretor criativo Thiago Batista ao lado da publisher da Carta Editorial, Patricia Carta, e Stefano Carta, a iniciativa busca fomentar talentos das áreas de moda, beleza, lifestyle, wellness, arte e design por meio de curadoria de nomes importantes.

 

 

 

Mais de Cultura