Top

Mostra de Teatro 2020 traz diversas temáticas cênicas em programação online

Foto: Jamil Kubruk

Grupos de teatro de diferentes regiões do estado de São Paulo apresentarão processos cênicos autorais durante a Mostra de Teatro 2020 do Programa de Qualificação em Artes (PQA), o qual promove a prática artística a partir da perspectiva e do contexto dos artistas participantes a fim de valorizar e fomentar a formação de público e a vida cultural das comunidades onde vivem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro, a transmissão acessível em libras será feita via canal de YouTube e página no Facebook das Oficinas Culturais, como pontos de encontro virtual da plateia com 25 companhias teatrais orientadas pelo PQA, além de bate-papo com convidados das artes cênicas, como a roteirista, diretora e atriz Luh Maza, a dramaturga e romancista Maria Adelaide Amaral, a atriz e apresentadora Maria Fernanda Cândido e o dramaturgo e diretor teatral Samir Yazbek.

Maria Fernanda Cândido – Foto: Reprodução/Instagram/@mariafernandacandidooficial/

O Programa de Qualificação em Artes (PQA) é uma ação das Oficinas Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Com o objetivo de estabelecer diálogos, vivências, ampliações de repertórios e práticas, e trocas de experiências com grupo de teatro e de dança do interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, neste ano o PQA adaptou a Mostra de Teatro ao meio virtual para que os grupos continuem partilhando com o público os modos diversos de produzir e fazer arte.

Dezoito grupos orientados pelo programa transmitirão seus “recortes de processos”. Após o término destas apresentações os artistas orientadores convidados irão fazer reflexões sobre os trabalhos apresentados. Em 19.12, a apresentação será feita por Miguel Arcanjo, jornalista de cultura e mestre em Artes pela Unesp, e Aysha Nascimento, formada pela Escola Livre de Teatro de Santo André, atriz, dançarina e diretora de Teatro.

Miguel Arcanjo – Foto: Reprodução/Instagram/@miguel.arcanjo

Nesta edição, serão apresentados os trabalhos de 25 grupos de teatro: Aliteatro – Presidente Prudente, Cia Ímpares – Tatuí, Aos Olhos de Sofia – Piracicaba, Fruidores de Arte – Santos, Cia. Pé de Ator – Itariri, Mythus – Macatuba, Cia. Espelunca – São Carlos, Pagu Cia de Teatro – Presidente Prudente, Cia Império Teatral – Caraguatatuba, Núcleo Ágora de Teatro – São José dos Campos, Cia Entre Palcos – Palestina, Gatu Teatral – Ubatuba, Coletivo Verum de Teatro – Santos, Cia. Bambolina – Paraguaçu Paulista, Cia Azul de Teatro & GET Miragem – Dracena/Santa Bárbara D’Oeste, Grupo Panela de Expressão – Ourinhos, Viva Arte Cia de Teatro – Teodoro Sampaio, Grupo Teatral Apanela – Ribeirão Preto, GAL – São José do Rio Preto, Pé de Gente – Peruíbe, Teatro de Trincheira – Caraguatatuba, Coletivo Cultural Athos e Essência – Araras, Grandioso Teatro da Mínima Dimensão – Brotas, Borandá – Lorena, Cia Cássio B de Teatro – Lorena.

As abordagens dos processos cênicos a serem apresentadas são diversas, entre elas, questões de gênero, reflexos das violências contra as mulheres, aspectos políticos como memórias do período da ditadura militar brasileira, devaneios resultantes do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 e retirantes do sertão nordestino como personagens de uma releitura do clássico “O Pequeno Príncipe” do escritor Antoine de Saint-Exupéry.

Sérgio Ferrara, curador do Programa de Qualificação em Artes – Teatro, destaca que em 2020 foi preciso refletir ainda mais sobre indivíduo, sociedade e comunidade. “Como uma ferramenta artística de grande potência, o Teatro nos proporcionou refletir a partir de uma consciência individual e uma consciência de grupo. Buscamos estabelecer relações igualitárias nos percursos e processos criativos, e fizemos da Arte o nosso lugar de tomada de consciência. Uma razão de vida, um olhar sensível e humano, um projeto de futuro que se realiza no aqui agora”, descreve.

No dia 11 de janeiro de 2021 os processos cênicos de grupos teatrais e conversas entre convidados, veiculados no dia 19.12, serão retransmitidos com audiodescrição no YouTube de Oficinas Culturais.

Mais de Cultura