Top

Dia do Forró: ritmo da cultura nordestina, comemorado hoje, transpassa e influencia gerações

Tauã Cordel lança música com participação do grupo Maneva – Foto: Divulgação

O nordeste por si só já reúne uma pluralidade artística que inspira os amantes da cultura brasileira. Berço do forró, expressão artística genuinamente nordestina, a região ganhou espaço no coração dos brasileiros por exalar alegria, boa culinária, artistas talentosos e pontos turísticos de tirar o fôlego. Por isso, no Dia do Forró, não só os nordestinos se sentem representados, mas o País inteiro também festeja.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

13 de dezembro foi instituído como o Dia Nacional do Forró em homenagem ao aniversário do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, nascido em 1912, nesse mesmo dia. Apesar de Luiz Gonzaga ser o precursor do ritmo, o forró tem origem bem mais antiga. O surgimento do gênero tem relação com bailes populares que eram realizados no final do século 19 e eram chamados de “forrobodó”, “forrobodança” ou “forrobodão”. Além disso, por ser uma forma de manifestação cultural ampla, o termo forró tem diversos significados e pode servir tanto para designar o ritmo musical, o estilo de dança e mesmo a festividade em que acontece.

Assim como Gonzagão influenciou e influencia diversos artistas que decidem seguir carreira no forró e também deixou como herança para seus filhos o talento da sanfona, outras famílias transpassam a tradição do forró por suas gerações. Exemplo disso é Tauã Cordel, cantor pernambucano de “forró goodvibes” e filho de Nando Cordel. Afinal, quando se nasce em berço musical, a arte pulsa nas veias.

Forró de herança

Com talento de Nando Cordel no DNA, Tauã respira e transpira música desde muito jovem. De roadie a músico, começando os primeiros passos nos bastidores, já na infância descobriu a paixão pelo palco. Por oito anos liderou a banda jovem Tribo Cordel com um dos irmãos. Mas em 2019 assume o desafio de se tornar cantor solo, seguindo mais do que nunca os passos do pai.

Tauã carrega com orgulho o sobrenome famoso de Nando Cordel, um dos maiores compositores do Brasil com mais de mil canções escritas para cantores do alto escalão nacional, um artista atemporal, e na alma leva o gosto pela música, que se fez presente na vida dele desde a barriga da mãe. “Eu e meus irmãos convivemos com grandes nomes da música brasileira dentro da nossa casa, nas nossas viagens. Nomes como Dominguinhos, Chico Buarque, Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Netinho e quem mais você possa imaginar de artista a gente conviveu”, relembra.

A paixão de Tauã pela música vem de berço, mas foi moldada nos palcos. Com apenas 12 anos se tornou roadie da banda de Nando Cordel, porque “achava bonito montar bateria”. Foi conhecendo tanto do backstage que já aos 14 se tornou produtor. Chegando na adolescência, aos 16, o pai fez uma proposta já, propositadamente, pensando no futuro musical dos herdeiros. Nando teria uma turnê nos Estados Unidos e só levaria os filhos se eles tocassem na banda. Tauã aprendeu a tocar bateria e, desde então, passou a integrar a linha de frente com os irmãos na banda de Nando Cordel.

Nando Cordel e Tauã Cordel – Foto: Divulgação

Três anos depois é que começou a despertar para valer o desejo de cantar. No auge da juventude, Tauã se juntou aos irmãos Caiã e Ruan para montar a Tribo Cordel por influência de outro ícone jovem da época, a banda Restart. “Engraçado porque a nossa banda começou por um acaso. Não tinha quem abrisse o show do Restart aqui em Recife e o contratante, muito amigo nosso, pediu que a gente montasse um grupo. E a gente montou. Nosso primeiro show foi no Classic Hall para 15 mil pessoas”, lembra.

A Tribo Cordel surgiu em 2011 e transformou os irmãos Cordel em “ícones teens” na região de Recife. Com um som mais pop, Caiã e Tauã emplacaram algumas músicas no que eles chamavam de forreggae. O primeiro sucesso foi  “Quanto de Amor” (2011) já na estreia da carreira, seguida por uma releitura de “Diz pra Mim” (2012), uma composição de Nando Cordel e sucesso na voz de Leandro & Leonardo. Ainda vieram “Delícia” (2013) e “Mariana” (2014).

Desde meados de 2019, Tauã tem planejado os próximos passos da carreira, apoiado pelo clã Cordel. Para a essência de sua nova fase, o recifense quer trazer toda sua bagagem musical para preencher lacunas musicais. “Tenho percebido que há tempos não temos um movimento forte no forró. Procurei achar um jeito da nossa cultura chegar ao público jovem, mas atingir também os mais velhos e crianças. Tenho chamado isso de ‘forró good vibes’. Acho que essa é a sensação quando se ouve”, conta.

Celebrando a data

Para celebrar a data de homenagem ao forró em grande estilo, Tauã lançou, há uma semana, a música “Namora Comigo”, com participação especial do Grupo Maneva. Mostrando, mais uma vez, que o ritmo nordestino ultrapassa as fronteiras da região brasileira e alcança outros estados e países, a nova faixa tem sido reproduzida por ouvintes nos quatro cantos do País.

Quando o forró pernambucano se une ao reggae paulistano, o resultado é uma parceria cheia de ritmo e brindando o melhor da música brasileira.Composição de Tauã, Tales de Polli, Diego Andrade e Tercio de Polli, integrantes do Maneva, a canção descreve uma paquera e início de um namoro com todos os elementos fundamentais de um romance leve, tal qual os arranjos da música que mistura os instrumentos tradicionais do forró com diferenciais como o ukelele, que remete a um clima praiano, levando a um querer dançar juntinho.

auã Cordel, filho de Nando Cordel, herda o talento musical e segue os passos do pai – Foto: Divulgação

Segundo Tauã, “Namora Comigo” é uma música alto astral que remete a bons momentos e ao encontro de pessoas de boa energia. Já Tales de Polli, vocalista do Maneva, destaca a fusão de estilos como o diferencial nesta parceria. “Tem uma mistura do sotaque nordestino com o sotaque paulistano e trouxe um molho diferente, uma verdade bem brasileira para esse som”, diz.

Mais de Cultura