Top

Guinevere: a rainha de Avalon ganha o olhar inédito de roteirista brasileiro

O roteirista brasileiro Carlos Henrique Marques – Foto: Divulgação

Quando falamos sobre a lenda arturiana, logo lembramos de histórias medievais e romances de cavalaria. Com uma perspectiva mais moderna e feminista, a história de Guinevere,  será ambientada nos dias de hoje. A ideia do roteirista brasileiro Carlos Henrique Marques é mostrar a rainha de Avalon como uma cantora de rock inglesa, amante de uísque e que terá de encontrar a sua verdadeira identidade para evitar que o mundo seja destruído por Mordred. Para isso, irá em busca da espada de Excalibur para salvar Avalon.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ainda em processo de pré-produção, a obra já recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no Los Angeles Television Script and Film Festival.  O longa  chama a atenção pela narrativa acerca da rainha de Avalon, esposa do Rei Arthur, que pela primeira vez foi escrita sob a perspectiva de um brasileiro, cujo interesse é ressaltar o poder das mulheres.

Segundo o roteirista, apaixonado pelo Reino Unido e sua cultura, o objetivo é fazer com que o público, principalmente o feminino, se identifique com os pontos fortes da personagem, como a força e a coragem. “A história mostra Guinevere como uma mulher guerreira, forte, mas que desconhece a sua força interior. E é durante sua jornada e na adversidade que ela encontra o seu poder, seu propósito e lugar no mundo como mulher e heroína. Uma inspiração para as mulheres que ainda precisam se descobrir”, propõe Marques.

Para a produção do longa-metragem estão em negociação a London Film School, considerada a escola de cinema mais antiga do Reino Unido, e a Ealing Studios, produtora de TV e filmes, responsável pela produção de filmes como “A teoria deTudo”, “O Jogo da Imitação” e a série “Downtown Abbey”.

Para os papeis de Guinevere, Morgana e Sir Lancelot, estão sendo cotados os atores Lydia Wilson, de “Questão de Tempo” e “Star Trek” (2016), Jena Coleman, que atuou como Clara no “Doctor Who”, da BBC, e Matt Smith, seu colega de elenco na mesma série.

O filme, que será rodado na Inglaterra, aguarda definição de estúdios e produtores, para então dar início a escolha dos atores.

“Assim que for definido o elenco, a equipe de produção, as locações, entre outras coisas pertinentes à fase de pré-produção, o filme começará a ser filmado. Provavelmente ano que vem”, sugere Marques. Para o roteirista, com mais de 15 anos no mercado audiovisual, ingressar no cinema americano e inglês é o momento muito importante na sua carreira. “Fazer este roteiro me deixou muito feliz. Essa releitura sobre Guinevere e o mundo de Avalon, com essa perspectiva mais realista, vai prender o público e ressaltar ainda mais a força feminina”, afirma.

Marques também escreveu o longa-metragem “Rosa the Fighter”, premiado no Cannes Screenplay Festival, na Categoria Drama. O mesmo trabalho foi indicado como melhor roteiro original no Burbank Film Festival e no  Beverly Hills Film Festival, na Califórnia. O filme está em fase de pré-produção nos Estados Unidos e contará com a direção de Fernando Camargo e produção executiva de Bianca Nin Mcmahan e Vera Koop.

Mais de Cultura