Top

Estádio do Pacaembu é palco de artes visuais pela 1ª vez

Obra de Laerte Ramos -Foto: Divulgação

Com início nesta quinta-feira (10.12), a exposição “Arte em Campo“, promovida pela Concessionária Allegra Pacaembu, contará com a participação de mais de 20 galerias de arte entre as mais relevantes do País e possibilitará ao público contemplar gratuitamente obras de arte espalhadas por todo o complexo do estádio, incluindo arquibancadas, quadras de tênis, piscina e o próprio campo de futebol.

O evento é o último a ser realizado no espaço antes do início das obras de modernização e será realizado totalmente ao ar livre, se mostrando como uma opção cultural oportuna em tempos de pandemia. A exposição também aproveita para dar ao público a oportunidade de se despedir do “Tobogã”, a arquibancada construída nos anos 60, ao convidar artistas para fazerem uma intervenção na estrutura antes de sua demolição que dará espaço a um moderno complexo.

Os visitantes poderão contemplar obras de artistas como Ernesto Neto, Héctor Zamora, José Spaniol, Laura Vinci e Laerte Ramos. Este último contribui com um dos destaques da mostra, uma obra formada por 256 esculturas em cerâmica, que reproduzem 128 pares de tênis, e fazem as vezes do público que costumava lotar as arquibancadas do Pacaembu, e hoje está vazio aguardando o retorno das atividades.

Obra de Laerte Ramos -Foto: Divulgação

“As esculturas hiperrealistas em cerâmica formam uma coleção de calçados intitulada “OFF“, apresentando além dos pares de tênis a própria ausência humana, uma reflexão com mais potência”, comenta Ramos.

Ele também participa com a instalação “Baixa Temporada“, conjunto de nove esculturas igualmente em cerâmica, que copiam cupinzeiros e estão espalhados pelo gramado do campo, “É curioso expor este trabalho em um campo de futebol, palco de tantas disputas épicas. Acredito que fazer germinar um cupinzeiro da noite pro dia será uma grande surpresa para o público “, completa  Ramos.

O evento é uma ótima oportunidade pra olhar o complexo por uma outra ótica, como um museu a céu aberto, aumentando a expectativa pela reabertura antes mesmo do início das obras. É sem dúvida um “até breve” honroso para o Pacaembu.

O evento vai até o dia 17 de dezembro e as visitas devem ser agendadas por meio do aplicativo Sympla. Será aceita a entrada de apenas 10 pessoas a cada 10 minutos, para evitar aglomerações, e o uso de máscaras é obrigatório.

Mais de Cultura