Top

Orquestra Sinfônica de Macau se apresenta sob a regência de maestro brasileiro

Sinfonica de Macau
– Foto: Digital Dellarte

Macao Youth Symphony Orchestra é uma das atrações do Digital Dellarte, projeto que conta com espetáculos online gratuitos, com nomes da música e dança contemporânea, que acontecem desde o mês de outubro até dezembro. Formada por estudantes universitários de música e dirigida por um grupo de professores e antigos músicos da Orquestra de Câmara de Macau, tem como regente o brasileiro Oswaldo Veiga Jardim, carioca radicado desde 1987 em Macau – quando deixou a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, recém-formado – para comandar a própria orquestra do outro lado do mundo. Uma curiosidade: na época, o brasileiro foi o primeiro maestro a reger Villa-Lobos em um programa de televisão apresentado na China para milhões de espectadores.

O regente brasileiro Oswaldo Veiga Jardim – Foto: Digital Dellarte

Para esta apresentação, que acontece dia 10 de dezembro, às 19h30, no canal do Youtube DellArteSolucoes, a peça escolhida foi o desafiador Concerto Tríplice em Dó maior – violino, violoncelo e piano – op. 56 de Beethoven, único do compositor dedicado a mais de um instrumento. Ele se apresenta sob a forma de uma sinfonia concertante, onde o percurso temático é dividido entre três solistas, com uma certa predominância do violoncelo.
Estreado em Viena em 1807, representa uma tentativa interessante do compositor para conciliar, em um novo quadro formal, o estilo dos trios da música de câmara, especialmente dos concerti grossi, em grande voga à época na capital austríaca. Antes do espetáculo, haverá uma entrevista exclusiva com o maestro Veiga Jardim, que será comandada pelo jornalista e escritor Rodrigo Alzuguir.
x

Mais de Cultura