Top

Filme gay sul-africano “Canário” estreia nas plataformas digitais dia 17

Foto: Divulgação

O jovem Johan, interpretado pelo ator sul africano Schalk Bezuidenhout, é obcecado pelo cantor Boy George, da banda britânica Culture Club, sucesso dos anos 80 e ainda hoje ícone da cultura gay. É a partir desta referência pop que o diretor Christiaan Olwagen constrói toda a história de “Canário“, filme vencedor de 14 festivais internacionais nos últimos anos e que estreia dia 17 de dezembro nas plataformas digitais no Brasil com distribuição da O2 Play.

“Canário” é ambientado na África do Sul em 1985 e conta a história de Johan, selecionado para integrar o coral do Exército e se apresentar em todo o país.

No quartel, sob forte repressão dos superiores, ele conhece amigos que estão enfrentando os mesmos dilemas de descoberta sexual em um ambiente militar e ainda em uma sociedade com segregação racial, o apartheid.

Ao deixar para trás a vida pacata que tinha ao lado da família, o jovem encontra no Exército um rapaz por quem se apaixona. As dúvidas sobre a continuidade do relacionamento, se ele deve ou não se assumir gay, levam o público a um universo de questionamentos que engrandecem a narrativa do filme. “Canário” é uma história de amor e sobre como encontrar a individualidade em um mundo de opressão e uniformidade.

Foto: Divulgação

Mais de Cultura