Cultura

Prêmio Instituto Diageo de Diversidade e Inclusão reconhece filme de diretora trans Júlia Katherine

Share

Cena de “Tea for Two” – Foto: Divulgação

A 2ª edição do FIMfim contou com uma iniciativa especial para os filmes brasileiros: o Prêmio Instituto Diageo de Diversidade e Inclusão, criado para reconhecer filmes que valorizam novas vozes e narrativas em tela.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A obra vencedora foi o “Tea for Two” (SP, 2018), primeiro curta-metragem dirigido pela também atriz transexual Júlia Katharine, que conta a história de Silvia, uma cineasta de meia-idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece uma outra mulher que a fascina.

“Tenho muito orgulho e alegria pelo ‘Tea For Two’ ter feito parte da programação do FIM, e ter ganho esse prêmio significou muito para mim, para a trajetória do filme e, principalmente, que seja um estímulo para outras mulheres trans e as travestis que sonham em fazer cinema”, afirma Júlia.

O reconhecimento leva o nome da entidade sem fins lucrativos realizadora de projetos sociais da Diageo, companhia líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária de marcas como Johnnie Walker, Smirnoff, Tanqueray e Ypióca.

“O Instituto Diageo acredita na relevância da arte como mecanismo de transformação social. Apoiar o FIM é motivo se orgulho para nós e um passo a mais para termos uma sociedade com mais representatividade e equidade de gênero”, conta o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin.

O Instituto Diageo foi um dos apoiadores institucionais do festival e também viabilizou, junto à produção do evento, uma roda de conversa virtual com o tema “Ações pelo fim do assédio no cinema e na sociedade” e a sessão especial “Drinks de Cinema”, em que a bartender Talita Simões elaborou receitas icônicas de clássicos do cinema e de drinks inspirados em filmes da programação do festival, além de reforçar a importância do consumo responsável de bebidas alcoólicas. As iniciativas apoiadas pelo Instituto na programação do festival se conectaram aos pilares do Manifesto #BarResponsável, recentemente lançado pela entidade para apoiar a retomada do seguimento de bares e restaurantes de forma responsável e atendendo aos protocolos de prevenção a Covid-19; promover a moderação no consumo de bebidas alcoólicas; o combate ao assédio; e a defesa da diversidade e inclusão.

“Para nós do festival, valorizar e premiar a produção cinematográfica dirigida por mulheres cis e transgênero, de todas as etnias significa garantir um audiovisual plural, diverso e inclusivo. Nessa missão é fundamental ter parceiros convergentes, como a Diageo e o Instituto Diageo, que têm a diversidade e inclusão como valores fundamentais em suas práticas e políticas institucionais”, conta Minom Pinho, diretora do FIM.

Em 2019, a Diageo foi eleita a empresa número um em igualdade de gênero pelo Relatório e Classificação Global de Igualdade de Gênero da Equileap, organização que promove o aumento da presença das mulheres no ambiente de trabalho. No mesmo ano também foi reconhecida como o segundo local de trabalho mais diversificado e inclusivo no Refinitiv Diversity & Inclusion Index e está listada no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024