Top

Michael Jordan: 3 documentários para conhecer a história do atleta

Foto: Pixy.org

Considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan teve uma vida bem documentada dentro e fora das quadras. O interesse no atleta não é segredo para ninguém. O astro da NBA (National Basketball Association, principal liga de basquete dos EUA) foi eleito o melhor jogador da temporada regular por cinco vezes, além de ter sido cestinha da liga em dez temporadas e ter comandado o histórico time do Chicago Bulls de 1997-98 na conquista do hexacampeonato.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nascido em Nova York, em 1963, Jordan estreou na competição profissional em 1984 já pelo Chicago Bulls, onde atuou ao longo da vida. Na temporada de 1993-94, o atleta optou por se aposentar das quadras, mas, no ano seguinte, retornou às competições e ajudou seu time a conquistar mais três títulos consecutivos entre 1996 e 1998. Atualmente, é dono da equipe Charlotte Hornets.

Conheça mais sobre a história de Michael Jordan e seu legado no esporte com os documentários abaixo.

Arremesso Final 

Produzida pela Netflix, em parceria com a ESPN, foca na última temporada à frente da equipe histórica do Chicago Bulls, em 1997-98, que terminou com a conquista do hexacampeonato do jogador. Com dez episódios, conta as histórias mescladas entre passado e presente, com comentários de Jordan sobre sua juventude. No decorrer dos capítulos, ele reflete sobre o quão competitivo era.

Por conta da curadoria do atleta, há críticas negativas, que apontam a falta de algumas informações e a retratação errônea de outras. Isso porque há ocultação aos problemas de Michael com apostas e problemas com companheiros de time, além de manifestação contra a convocação de Isiah Thomas, do Detroit Pistons, à seleção americana de Barcelona-1992.

One man and his shoes

Todos os documentários sobre Michael Jordan retratam, sem dúvidas, pontos da vida dele que o fizeram atingir o ponto alto da carreira ou que fazem parte de seu legado. Em “One man and his shoes” (um homem e seus sapatos, em tradução direta), a história de uma das maiores marcas do atleta dentro e fora das quadras é apresentada: a criação e consolidação do Nike Air Jordan.

O “Air” – ar, em português – que nomeia a linha brinca com a mesclagem do nome da tecnologia usada pela Nike na época – Air Soles – com processos mais elaborados nas solas e a forma como Jordan era conhecido pelos apelidos de Air Jordan e His Airness.

“A primeira vez que Jordan usou o tênis na quadra de basquete, um bando de garotos começou um alvoroço, apontando para os seus pés”, lembrou Phil Knight, cofundador da Nike, em seu depoimento no filme produzido pelo britânico Yemi Bamiro.

Unbanned: The Legend of AJ1=

Escrito e dirigido por Dexton Deboree e produzido por Stef Fink e Deboree, o documentário também tem como foco o lendário tênis. Traduzido como “O Retorno do Banido: A Lenda do AJ1”, a história mostra a época em que a NBA era extremamente rígida com a questão dos uniformes.

Por conta disso, o atleta foi proibido de usar o tênis e pagou US$ 5 mil por partida ao mantê-lo nos pés. “As regras e os procedimentos da National Basketball Association proibiram o uso de determinados tênis de basquete Nike vermelhos e pretos pelo jogador do Chicago Bulls, Michael Jordan, por volta de 18 de outubro de 1984”, comunicou a liga na época.

No filme, é possível entender todo o processo de criação do modelo e o nascimento da cultura dos tênis. “Este filme fala tanto sobre cultura do hip hop, quanto sobre tênis, basquete ou moda”, afirmou o diretor do documentário.

Mais de Cultura