Top

José Henrique Ligabue fala de volta à TV e de paternidade

Foto: Oseias barbosa

O ator José Henrique Ligabue está de volta à telinha com tudo. Além de poder ser visto na reapresentação da novela “Flor do Caribe”, na TV Globo, onde dá vida a Lino, ele estará em breve no ar em “Gênesis”, da RecordTV.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Estou vendo com muito carinho a volta da novela. É muito bom poder reviver essa história que fez tanto sucesso e marcou demais minha carreira, não só pelo carisma do Lino, mas também por tudo que a trajetória do personagem representa – diz Ligabue sobre a reapresentação de “Flor do Caribe”.

Na época, o personagem ganhou status de sex symbol, tanto na história quanto fora dela.

“O Lino é um rapaz muito tímido e matuto, que adora tocar sanfona e fazer renda, seu segredo, pois tem medo que as pessoas duvidem da sua masculinidade. Mora num sítio onde foi criado por sua avó Veridiana (Laura Cardoso) com seu irmão e irmã, Candinho (José Loreto) e Dadá (Renata Roberta). Ao longo da novela, ele tem muitas descobertas e reviravoltas. Uma delas é o primeiro amor. Ele, que ainda é virgem, se apaixona pela fotógrafa Carol (Maria Joana), recém-chegada na cidade, que coloca fotos suas cortando lenha em estilo sex symbol na internet, fazendo com que Lino fique famoso. Os dois vivem uma linda história de amor e Carol vai ajudá-lo a descobrir e aceitar quem ele realmente quer ser, além de ser a primeira experiência sexual dele”,  completa o intérprete do “lenhador parrudo”, como ficou conhecido pelo personagem.

O gaúcho de 38 anos ainda fala da interação com o público em época de pandemia.

“Por causa da novela, as pessoas vêm falar comigo, porém a comunicação é toda concentrada na internet devido ao isolamento social. Sinto falta do contato com o público e continuo dando muita atenção pelas mídias sociais. Adoro esse contato com as pessoas e acabo virando amigo de verdade”, diz o ator.

Ligabue é natural de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e foi lá que a carreira começou.

“Minha carreira começou no antigo Tepa (Teatro Escola de Porto Alegre) em 2009, onde fiz minha formação com Zé Adão Barbosa e Jezebel de Carli, mestres generosos que levo comigo no coração até hoje. Em 2011, resolvi vir para o Rio de Janeiro atrás de mais oportunidades e logo veio ‘Flor do Caribe’ e ‘O Tempo e o Vento’. No cinema, meu último trabalho foi ‘Legalidade’, ao lado da Cléo, filme que tenho muito orgulho.”

Foto: Oseias barbosa

O intérprete de Lino é papai e adora curtir o tempo com o seu filho. Tanto que arrumou até um jeitinho de se divertir com o pequeno durante a pandemia.

“Antes da pandemia, curtíamos ir à praia e brincar no parquinho ao lado da nossa casa. Com a pandemia, nossa rotina mudou muito, preferimos agora fazer passeios que respeitem a nós e ao próximo. Uma das coisas que fazíamos, e voltamos a fazer, é a trilha que sempre estava na nossa rotina no Horto e na Urca, além de voltar ao parquinho e reencontrar alguns amiguinhos do nosso antigo ‘coletivo Parental’. Enfim, a rotina, aos poucos, vai voltando ao novo normal, sempre de máscara, muito álcool gel e locais com pouquíssimas pessoas e sem aglomeração”, conta.

“Minha rotina na pandemia está dividida em cuidar do filho, estudo e pesquisas de teatro, além de muita leitura e escrita. Com o fechamento das escolas, tudo, às vezes, se mistura e a rotina vira uma bagunça, mas eu já estou acostumado”, completa.

Foto: Oseias barbosa

Como dito, o ator é nome confirmado para a novela “Gênesis”, que estreia em janeiro de 2021 na RecordTV, em que viverá o personagem Harshi. Além da trama, ele tem outros projetos.

“Além de ‘Gênesis’, tem o teatro, onde estou vivendo um momento muito lindo, pois eu e mais alguns atores, que são meus vizinhos, montamos um novo grupo, o ‘Te-arteiros Santa Marta’, que tem como objetivo trazer o teatro cada vez mais para dentro da comunidade. Além disso, também vou fazer algumas últimas apresentações do meu monólogo ‘Tedy – O amor não é para amadores’ de forma online para fechar o ciclo e começar um monólogo novo, que estreia em 2021, mas ainda é segredo. Também tenho alguns projetos autorais no teatro, um deles estará no ar em breve: a performance ‘A Forma do Tempo’, contemplada no edital federal RespirArte”, finaliza.

Mais de Cultura