Cultura

Com a coletânea “Bogotá Suena”, artistas independentes da capital colombiana lutam pela preservação da própria memória musical

Share

Foto: Divulgação

A cultura tem sido linguagem de resistência há séculos mundo afora e, aqui, na América Latina, não é diferente. Se, por um lado, o Brasil se vê cada vez mais isolado politicamente dos territórios de mesma origem cultural, por outro os movimentos artísticos da América Latina e América Ibérica se unem cada vez mais. Prova disso é a coletânea “Bogotá Suena”, iniciativa da entidade pública Idartes (Instituto Distrital de las Artes), da capital da Colômbia, junto a artistas independentes da cidade. O projeto chega ao quarto volume em meio a um grande desafio: difundir e imortalizar a memória musical colombiana e conectar as variadas expressões locais em diferentes gêneros (ouça aqui).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Hoje, os quatro mercados musicais mais fortes da América Latina são Colômbia, Argentina, México e Brasil. E, por cinco anos consecutivos, estes mercados foram os que mais cresceram anualmente no streaming mundial”, destaca o produtor argentino radicado no Brasil Hernan Halak, diretor da produtora Mundo Giras, sobre o potencial artístico das regiões. O Brasil, por exemplo, cresceu 13,1% , enquanto os EUA e Canadá cresceram 10,4% juntos. Os dados são do Relatório IFPI (Federación Internacional de la Indústria Fonográfica).

A Mundo Giras é parceira do Idartes na empreitada de extinguir as barreiras da criatividade musical entre povos de línguas neolatinas. “O que a gente quer mesmo é criar pontes, porque os países vizinhos e o Brasil têm que se abraçar muito mais. Pra isso, é importante prestarmos atenção nas manifestações culturais de latinidades pelo mundo”, completa. Vale lembrar que  o Idartes também responsável pela série de eventos Festivales Al Parque, conjunto de festivais que movimenta as cenas do jazz, salsa, hip hop, rock e todos os outros gêneros contemporâneos da Colômbia e territórios latinos. E chegou a levar nomes como Emicida, Tulipa Ruiz, Sepultura, Soufly e Liniker e os Caramelows para o seu palco.

Pedrina – Foto: Daniela Piedrahita

Esta é a primeira vez que a coletânea é lançada nos mercados brasileiro, espanhol e mexicano – ação que acontece de forma simultânea. As sonoridades escolhidas a dedo para dar esse passo vão desde o pop tropical de Pedrina – hoje, artista solo, mas conhecida por integrar a consagrada dupla colombiana Pedrina y Rio – até o metal consciente do grupo High Extinction Rate, banda pautada por questões ambientais desde a escolha do nome (Alta Taxa de Extinção, em uma tradução livre).

A relação de artistas com o meio ambiente, inclusive, é um dos critérios para a seleção de nomes para compor o projeto. Seja chamando atenção para causas por posicionamentos pessoais ou criativamente, por meio dos versos colocados no mundo na produção musical dos grupos, a conscientização sobre a natureza é fundamental para a organização. Além deste critério, um dos pilares da coletânea é a junção de nomes mais frescos das cenas musicais da capital colombiana com figuras já consolidadas na cultura da cidade e do país.

“A cena alternativa bogotana tem muitíssimas cores e o compilado do Bogotá Suena é importante porque percorre pelo trabalho de diferentes artistas de gêneros bem variados. Do rock, ao punk, ao pop, ao folk. Sinto que representa não só Bogotá, mas o que é a Colômbia cultural e musicalmente, toda nossa mescla de sonoridades”, diz Pedrina sobre a relevância da coletânea.

Além dos estilos musicais já destacados, a curadoria do “Bogotá Suena” ainda aposta na autenticidade do jazz contemporâneo do conjunto Suricato; no hip hop de Spektra de La Rima – um dos nomes mais tradicionais na cena do rap bogotano -; na World Music da banda Folkloreta, conhecida por conduzir um verdadeiro tour sonoro pela diversidade colombiana; entre outros nomes. “Trazer essa pluralidade pra cá é essencial. E, quem sabe, a gente não aproxima ainda mais essas relações com outros projetos no futuro?”, conclui Hernan.

Ouça Bogotá Suena Vol. 4

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024