Top

Para evidenciar e fomentar a cultura preta, Heavy House lança o projeto Preste Atenção

Nara couto – Foto: Divulgação

Mais do que um bar restaurante, a Heavy House, localizada em Pinheiros, é um espaço de conexão e criatividade. Dessa vez, o grupo lança o projeto Preste Atenção, focado em cultura preta, por meio da valorização de artistas e de suas obras. O projeto, que acontece de 18 a 22 de novembro, é assinado pelos artistas Andarilho Chá e Mana Bella, que criaram uma programação especial. “Queremos proporcionar um espaço que ainda é negado à comunidade preta através da militância e entretenimento. A idéia do projeto Preste Atenção é fazer isso acontecer nas plataformas da Heavy durante todo o ano”, afirma Mana, curadora do projeto.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesta quarta-feira (18.11), o estabelecimento terá uma edição especial do Arte Ocupa, que tem como o objetivo realizar exibições, debates e feiras das mais diferentes disciplinas da arte e, assim, possibilitar uma conexão entre artistas e o público da Heavy. Em sua segunda edição, a casa recebe os artistas Rhay, Ladis e Isa Santt para exporem suas obras no espaço, bem como realizarem performances artísticas no dia. Nesta mesma data, a casa receberá o evento Rap End, festival que ocorre desde 2016, e que se junta a semana do Preste Atenção com o artista Mmoneis do Grajaú.

Já a segunda noite, Soul das Américas, em 19 de novembro, será embalada por efeitos sonoros instrumentais, ricas melodias e improvisações vocais com a banda Soul e as artistas Melifona e Mama Soul.

No dia da consciência negra, em 20 de novembro,  curadores e mestres de cerimônia se unem para uma noite de sons autorais, que passeiam do rap à MPB com uma pitada de Poesia Marginal. Manaa e Chá mesclam suas influências para trazer performances, boa música, poesias conscientes e cultura afrourbana para o público.

Sábado, 21 de novembro, acontece a noite Raízes com Nara Couto. A artista, nascida no bairro de Curuzu, começou a pesquisar ainda adolescente sobre a cultura afro-brasileira e a relação da música baiana com o continente africano. O trabalho com o Balé Folclórico da Bahia e a Orquestra Afrosinfônica deu a Nara uma carga afetiva e uma experiência empírica que a torna uma das grandes joias da nova música produzida na Bahia. Seu show, na Heavy House, exalta espiritualidade da forma mais genuína.

Andarilho Cha – Foto: Divulgação

No último dia de programação, 22 de novembro, a Heavy House traz a Ocupação Baiana, que oferece musicalidade do pagode baiano, a beleza do samba reggae misturado com o axé music e potencializado pelo ritmo ijexá, contando a história da Bahia por meio de poesias e canções. Entre os grupos que vão se apresentar, estão: Banda da Bahia, a dançarina Vick Bahia e o DJ Gustavo Keno.

Além de exaltar cultura e arte neste dia, a gastronomia também estará presente através do Tempero da Mainha. Quem assina o menu é Maria José Massena, criada na periferia de Gantois, Salvador, e que se mudou para São Paulo para acompanhar a carreira de modelo das suas filhas, desde 2017. Com uma culinária típica, o cardápio terá opções como acarajé e abará, que são acompanhados de vatapá, caruru, salada ou camarão; escondidinho vegano ou de carne seca; bolinho de tapioca frito com coco; e camarão no coco.

Com a experiência, a Heavy House consolida seu novo formato pós-pandemia, que mantém a curadoria musical certeira, mas agrega, ainda, gastronomia, coquetelaria e intervenções artísticas múltiplas.

Mais de Cultura