Top

Cadumen pinta primeira empena e faz expo individual em SP

Exposição “Sonho de Pescador”, na Galeria Alma da Rua – Foto: Divulgação

Nascido em zona rural paranaense, Cláudio Carlos Mendonça, o Cadumen, sentiu o contraste da cidade grande ainda quando criança ao se mudar para São Paulo. A antítese entre os dois lugares que pautaram sua infância foi o combustível para desenvolver seu trabalho autoral de street art, que cruza e revela os paralelos entre a natureza e o caos urbano. Com personagens ancestrais padrões indígenas, ele recria fauna e flora questionando o tempo acelerado das grandes cidades.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Atualmente com 23 obras expostas na sua primeira mostra individual, “Sonho de Pescador”, na Galeria Alma da Rua, Cadumen aproveitou o olhar para dentro e momento de introversão gerado pela pandemia da Covid-19 para criar, pela primeira vez, telas baseadas em sua arte e em seus murais. Com a dualidade entre imaginação e realidade, o urbano e a natureza, ele reflete a rotina artística ao ritual da pesca – onde o prazer está no processo, na entrega à experiência. O artista criou 90% dos quadros durante o isolamento social: “É um retorno às minhas raízes. Estamos em um momento de repensar o que fazemos, de voltar ao começo e entender as verdadeiras razões e porquês”, comenta. A curadoria foi feita por Marina Bortoluzzi e a exposição acontece até o dia 09 de dezembro.

Empena de Cadumen na China – Foto: Divulgação

Ainda imerso nas consequências da pandemia e nos efeitos desse olhar interior e entender as transformações individuais e da sociedade, Cadumen é o responsável por encerrar os murais selecionados da edição deste ano do projeto MAR (Museu de Arte de Rua), idealizado pela Prefeitura de São Paulo, com uma empena em plena Rua da Consolação. Com objetivo de fazer alusões aos grandes personagens ou reflexões da pandemia, ele dedica a segunda semana de novembro a criar, em aproximadamente 500 m², o processo de evolução que tal crise mundial provocou na humanidade com a obra “A Cura”. Em primeiro plano, um rosto com uma borboleta no topo, se referindo ao momento em que saímos do casulo maiores e melhores.

“Sonho de Pescador” _ Cadumen

De 24.11 a 09.12, na @galeriaalmadarua, no Beco do Batman, Vila Madalena, São Paulo.

A Galeria Alma da Rua abre diariamente (exceto as terças) das 11 às 18h.

Mais de Cultura