Top

Museus da Holanda liberam mais de 1.000 imagens digitais de Van Gogh

Foto: Divulgação/Domínio público

Com a  Holanda voltando ao bloqueio por conta do coronavírus, um consórcio de museus (@rkdnl) está fazendo sua parte para levar o trabalho de um dos artistas mais famosos do mundo às massas globais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação/Domínio público

Vincent van Gogh viveu de 1853 a 1890, mas a maioria de suas pinturas famosas foi concluída nos dois anos finais de sua vida. Muitas dessas 860 pinturas a óleo – com sua marca registrada de pinceladas líricas e espessas – estão disponíveis para visualização no Van Gogh Worldwide.

Foto: Divulgação/Domínio público

Embora Van Gogh fosse mais conhecido por suas obras-primas do petróleo, como “The Starry Night”, ele também era um desenhista prolífico. Seus desenhos a lápis e papel valem a pena explorar; eles retratam paisagens, bem como figuras emotivas da vida cotidiana do artista. Van Gogh Worldwide fornece uma visão sobre essas obras de arte e o artista por trás delas.

Foto: Divulgação/Domínio público

Van Gogh Worldwide é um novo projeto de um grupo de museus holandeses que apresenta uma coleção digital de mais de 1.000 obras-primas do artista.

Foto: Divulgação/Domínio público

Construindo a coleção digitalizada iniciada há vários anos pelo Museu Van Gogh em Amsterdã, quase metade das obras pós-impressionistas desse artista agora estão disponíveis para visualização – com comentários acadêmicos – na segurança de sua própria casa. 

Mais de Cultura