Top

AM Galeria apresenta mostra inédita com Amilcar de Castro, Antonio Bokel e Ricardo Homen

Obra de Antonio Bokel – Foto: Divulgação

A partir desta terça-feira (10.11), a AM Galeria exibe em São Paulo a mostra “Jogos Atávicos“, com curadoria de Ana Carolina Ralston que une produção artística de Amilcar de Castro, Antonio Bokel e Ricardo Homen. Além da exposição física, o público poderá visitar virtualmente, por meio do site da galeria.

Obra de Ricardo Homen – Foto: Divulgação

Aclamado principalmente por sua obra escultórica, o artista mineiro Amilcar de Castro (1920 – 2002) era diretor da escola Guinard, em Belo Horizonte, quando seu conterrâneo Ricardo Homen frequentava o espaço. A convivência incentivou Homen a aprofundar seus estudos na forma e na cor, fazendo de sua trajetória um desdobramento da linguagem neoconcreta, que posteriormente o levou a desenvolver suas reconhecíveis pinturas-objeto.

Outro aspecto da obra de Homen é a conversa com a tradição da arquitetura popular e a urbanidade periférica, que dialoga com a reflexão sobre o espaço urbano presente na produção de Bokel. Arqueólogo da cidade, encontra nas texturas e marcas da civilização contemporânea as referências que transpõe em suas criações.

Obra de Antonio Bokel – Foto: Divulgação

Bokel, assim como Castro, transita por diversos gêneros artísticos, como o desenho, a pintura e a escultura em um jogo de ilusão de ótica. O material rígido se contrapõe à leveza do objetivo que mimetiza. A desconstrução das linhas é produzida pelo spray, que rompe a barreira entre os universos da arte contemporânea.

“O gesto, a forma e a matéria unificam-se aqui, na AM Galeria, para acompanhar três diferentes formas de criar, mas com um objetivo em comum, a de desenvolver uma linguagem tão profunda que retorna a tocar o mais atávico que temos em nós: a simplicidade”, reflete a curadora.

Obra de Ricardo Homen – Foto: Divulgação

O público poderá visitar a mostra mediante agendamento por telefone (11-3071.2770 e 11-98181.6888) ou email (escritorio@amgaleria.com.br). A galeria segue o protocolo orientado pelos órgãos públicos de saúde para prevenir o contágio e disseminação da Covid-19. A AM Galeria funciona em horário especial, de segunda a sexta, das 12h às 19h, e aos sábados, das 12h às 14h.

Mais de Cultura