Cultura

Individual de Moisés Patrício acontece na Galeria Estação

Share

Foto: Divulgação

Com curadoria de Ricardo Sardenberg, “Exuberância” é a primeira individual de Moisés Patrício, artista que se notabilizou em coletivas entre as quais a celebrada “Histórias Afro-atlânticas”, no Instituto Tomie Ohtake, realizada em parceria com o MASP (2018), “OSSO – apelo ao amplo direito de defesa de Rafael Braga“, no Instituto Tomie Ohtake (2017) e “Agora Somos Todxs Negrxs?”, na Associação Cultural Videobrasil (2017).

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A exposição traz trabalhos que, no entendimento do curador, podem ser compreendidos em três séries que se relacionam com o tempo e sua espessura. A primeira, “Álbum de Família”, reúne pinturas com as quais o artista homenageia sua família espiritual, figuras atuantes na preservação e na transmissão da cultura afro-brasileira e que permanecem invisibilizadas.

Foto: Divulgação

Moisés cita, por exemplo, Dona Ceci, pessoa fundamental até hoje no campo da história oral e que colaborou com Pierre Verger ao fazer a ponte do fotógrafo com o Candomblé.  “‘Álbum de Família’ revela o artista não como alguém que detém o ‘gênio’, a singularidade de criar, mas o artista como resultado da vivência em um meio amplo regulado por hierarquias própria do âmbito familiar onde as relações são baseadas no respeito aos mais velhos, à iniciação, à partilha, e à reprodução do saber”, destaca o curador.

Foto: Divulgação

Já na série “Brasilidade” estão as esculturas em concreto localizadas no centro da galeria, enquanto em “Homenagem ao Mestre Didi” concentram-se as esculturas em tchutchucas coloridas. “‘Brasilidade’ é um congelamento do tempo, como uma fotografia, e marcada pela sua rápida execução, enquanto ‘Homenagem ao Mestre Didi’ é uma oração contínua praticada ao longo de meses, se não forem anos”, completa Sardenberg.

Foto: Divulgação

Ainda segundo o curador, embora “Exuberância” encontre-se dentro do tradicional cubo branco regulador da arte ocidental, a sua potência está em indicar um cosmo exterior ao container da galeria, próprio da vida, em que continuamente procuramos reger as energias internas e externas. “E é aqui que ‘Exuberância’, de Moisés Patrício, propicia o encontro, ou por que não, o reencontro entre a vida e o sagrado”, completa.

Exposição: Moisés Patrício – Exuberância

Até 12 de dezembro de 2020.

Segunda a sexta, das 11h-19h | sábado, das 11h-15h.

Visitação mediante agendamento: contato@galeriaestacao.com.br | 11 3813.7253.

 

Galeria Estação – Rua Ferreira de Araújo, 625 , Pinheiros, SP.

www.galeriaestacao.com.br

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024