Cultura

Festival Internacional de Mulheres no Cinema celebra a equidade de gênero

Share

“Um dDia com Jerusa”- Foto: Divulgação

FIM (Festival Internacional de Mulheres no Cinema) foi criado em 2018 com o objetivo de valorizar a produção cinematográfica feita e protagonizada por mulheres do Brasil e do mundo. Em sua 2ª edição, que será realizada de 10 a 17 de novembro, em formato online, o FIM celebra a presença feminina no cinema e a diversidade de raças em sua programação. Dos 29 filmes brasileiros e internacionais participantes, 45% são dirigidos por mulheres brancas, 45% por pretas e pardas, 7% por indígenas e 3% por amarelas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Reunindo filmes dirigidos por mulheres, de diversos formatos e gêneros, o festival apresenta como possível a realidade que quer ver expressa na sociedade e na indústria cinematográfica: representatividade de mulheres em tela e diversidade étnicorracial”, afirma, Minom Pinho, diretora do FIM.

Serão exibidos gratuitamente 19 longas, dois médias e oito curtas-metragens que estão divididos nas Mostra Competitiva NacionalMostra Internacional, os programas especiais “Lute como uma Mulher” e “Todas as Mulheres do Mundo – Curta Kinoforum”, além de sessões de tributos a grandes mulheres do cinema e da cultura. A grade da programação estará disponível no site www.fimcine.com.br e os filmes poderão ser visto pela plataforma www.innsaei.tv.

FIM20 é uma realização da Casa Redonda e correalização do Sesc São Paulo, em parceria com a Associação Cultural Kinoforum. O Festival conta com o patrocínio do Itaú Diageo, copatrocínio da Avon, por meio do F.A.M.A. – Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual e apoio institucional do Instituto DiageoProjeto Paradiso, Embaixada da França no Brasil, Grupo Mulheres no Audiovisual Brasil, + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro e Núcleos Criativos Latino-americanos.

“Até o Fim”- Foto: Divulgação

Homenagens

A atriz, diretora, roteirista e escritora Grace Passô é a grande homenageada do FIM20. Aos 40 anos, a mineira radicada em São Paulo coleciona prêmios, não somente no teatro, onde começou sua carreira polivalente, como também no cinema, representando a força da mulher negra e o futuro das artes no Brasil.

Suas múltiplas expressões poderão ser vistas nas obras selecionadas para o Festival. O média-metragem “Vaga Carne”, no qual atua e dirige – em parceria com Ricardo Alves Jr. –, é uma adaptação do monólogo escrito, dirigido e interpretado por ela nos palcos, encarnando diversas vozes que “se apossam” de seu corpo e colocam em xeque os preconceitos identitários de nossa sociedade. Prêmio Shell RJ e Cesgranrio de Melhor Texto em 2016, teve sua versão cinematográfica lançada diretamente em streaming em maio deste ano.

“Vaga Carne” integra a mostra de filmes da artista, com o curta inédito “República” (2020), criado, dirigido e interpretado por ela em sua própria casa, durante a pandemia da Covid-19, e o curta “Sem Asas” (2019), de Renata Martins. “Estou muito feliz com a homenagem do FIM. Poder comemorar com outras pessoas, ver coisas que fiz reunidas, me dá mais fôlego para criar e, portanto, para viver. E a alegria nunca foi tão importante quanto nesse momento”, declara Grace. Ela participará ainda de uma mesa-redonda a respeito dos movimentos das mulheres negras nas artes e no cinema no Brasil, com mediação de Janaína Oliveira.

A diretora francesa Claire Denis também ganha destaque na programação. Nascida em Paris, criada em Camarões e com familiares brasileiros, é uma cineasta fundamental para o cenário da sétima arte nos últimos 30 anos. “Seus filmes expressam um desejo verdadeiro de conhecer as pessoas, com narrativas sobre a intimidade, sexualidade e o não-pertencimento”, explica Beth Sá Freire, curadora do FIM.

“O Livro dos Prazeres” – Foto: Divulgação

Começou como assistente de diretores como Jacques Rivette, Costa-Gavras e Wim Wenders até trilhar sua própria carreira, que conta com 14 longas-metragens. A 2ª edição do festival faz um tributo a essa trajetória, exibindo duas de suas grandes obras: “Deixe a Luz do Sol Entrar” (2017), comédia romântica em que Juliette Binoche vive uma mulher em busca de realização no amor e na vida; e “35 Doses de Rum” (2008), a história de pai e filha que vivem uma relação quase fechada ao mundo desde que perderam a esposa e mãe, com Alex Descas no elenco, ator que trabalhou em onze de seus filmes.

O FIM20 apresenta uma masterclass de Claire, mediada pelo educador e especialista Robert Milazzo da Modern School of Film de Nova York e produzida especialmente para o festival. Diretamente de sua casa, a cineasta fala de seu cotidiano, dos desafios humanos e sociais trazidos pela pandemia da Covid-19, de sua infância em Camarões e das suas origens brasileiras, com ascendentes do estado do Pará. Envereda ainda pela sua obra, destacando a relação com atores, o financiamento de suas produções, as escolhas de temas e curiosidades sobre seus filmes memoráveis.

A 2ª edição do evento celebra ainda o centenário de nascimento da escritora ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector (1920 – 1977). Dois filmes baseados em sua obra e realizados por cineastas mulheres foram escolhidos para abrir e fechar o Festival: o premiado “A Hora da Estrela” (Brasil, 1985), de Suzana Amaral, e o inédito “O Livro dos Prazeres” (Brasil| Argentina, 2020), de Marcela Lordy, respectivamente.

 

FIM – Festival internacional de mulheres no cinema

2ª edição, de 10 a 17 de novembro de 2020

Informações: www.fimcine.com.br.

Plataforma de exibição: www.innsaei.tv  –  Gratuito.

Siga das redes sociais: facebook.com/fimcine e instagram.com/fimcine.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024