Top

Novo nome do pop, Zek se prepara para gravar álbum

Foto: Divulgação

Zek é um cara descolado que canta e compõe, mas não é só isso, ele vai além, dança e interpreta. Para ele, o conjunto dessas artes é que dão um resultado final à sua obra. Nascido José Eduardo Kalil, Zek vem chamando a atenção por apresentar um som fresh e elegante, que vai desde o pop sofisticado ao urbano, de Shawn Mendes a Jão. Com dois lançamentos pela Alma Music, o cantor já é considerado uma aposta para o pop, conta com mais de 3 milhões de visualizações no Youtube e recém-lançou o  single “Mete o Louco”.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com um timbre que é sua marca registrada,  Zek descobriu que conseguia cantar logo jovem, durante seus encontros em família. “A gente se reunia em família e acabávamos cantando juntos. Um dia eu resolvi cantar, sem pretensão, e acabou saindo afinado. Eu percebi um talento, mas acabei não seguindo em frente”, conta Zek.

Foto: Divulgação

Mas, como todo adolescente, a voz dele mudou, e nesse período de transição, ele ficou sem cantar. “Eu simplesmente não conseguia cantar, então acabei deixando isso de lado. A voz não saia de jeito nenhum. Eu só consegui realmente voltar a cantar quando comecei a fazer aula de canto”, comenta. E ele gosta de estudar. Zek cursou música em Los Angeles por seis meses. Fez um curso na universidade Ucla e outro na Musicians Institute, ambas na Califórnia. Quando voltou para o Brasil conhecey a Alma Music Group e finalmente começou a desenvolver todo seu trabalho.

Foto: Reprodução/Instagram/@zek_sounds

Leia entrevista que RG fez com Zek.

Foto: Divulgação

Você tende a fazer mais músicas românticas?

Eu não considero a “Mete o Louco” uma música romântica, embora fale de um relacionamento. Ela fala sobre essa fase pós-término de relacionamento, que uma das pessoas está ainda com aquela dúvida, quer voltar, mas não admite, aquele joguinho que rola. Enquanto isso, a outra pessoa, que tem os sentimentos mais maduros, que consegue ver tudo de uma maneira mais sólida, é quem fala a última frase do refrão: “Mete o louco, mas sente saudade”.

Para as próximas músicas, eu não me considero um cantor de música romântica, mas um artista que vai passar nas músicas mensagens de autoconfiança, autoestima, amor próprio… Para mim, é isso que faz as pessoas se fortificarem para ter forças para enfrentar o dia a dia. A gente consegue enfrentar tudo se formos autoconfiantes! É muito isso que eu quero passar com minhas músicas, amor próprio. Quero as pessoas se sentindo bem quando escutam as músicas.

Foto: Reprodução/Instagram/@zek_sounds

Como foi o processo de gravação do mais recente clipe, “Mete o Louco”?

A gravação do clipe foi maravilhosa. Uma das grandes vantagens foi que a equipe estava muito harmoniosa, todo mundo conversando, se entendendo, buscando o mesmo propósito, que era um resultado bacana para o clipe. A gente fez com um pessoal reduzido por conta da pandemia, então as pessoas faziam sua própria função e mais um pouco, se precisasse. Todos os processos foram feitos com muito alto astral, boa energia, e isso me ajuda a interpretar melhor a música, me sentir confortável. É essencial ter uma equipe que tenha uma energia que bata com a sua. Pensando na minha parte, este é segundo videoclipe que eu faço dançando, então não foi uma novidade para mim, mas eu sou muito perfeccionista, então eu repeti várias vezes a coreografia. Como tem canto e dança junto, fazer tudo ficar perfeito pode demorar um pouco mais, não saía de primeira, então foi um processo um pouco mais longo. A gravação toda durou umas 7 horas, mas o que vale é que o resultado ficou incrível e a galera está dando feedbacks maravilhosos.

Para mim, uma das maiores satisfações é ver um comentário do pessoal falando sobre como todos os elementos do clipe estão bonitos, estão gostando da música, da dança, dos looks. Ver esse impacto na galera, ver as respostas deles, mostra que nosso trabalho está sendo bem feito. Eu sempre quis fazer arte com música, e é bom saber que estamos conseguindo seguir essa linha.

Foto: Reprodução/Instagram/@zek_sounds

Pretende lançar um álbum?

Sim, eu pretendo lançar álbuns, só que um pouco mais para frente, algo mais para o próximo ano. A concepção de um álbum tem um outro processo: nós precisamos ter um conceito muito bem definido de todas as músicas que vão pertencer ao álbum. Nesta fase da minha carreira, que é inicial, a gente está optando por lançamentos de singles para conseguir perceber a resposta do pessoal, entender o que eles estão achando, para então definir muito bem por qual caminho a gente vai seguir com mais força, já que tudo que eu já postei é muito “minha cara”. É sempre bom andar de mãos dadas com nosso público, então nesse primeiro momento estou conversando com eles, vendo seus feedbacks. Apesar de todos os singles que lançamos e iremos lançar serem mais pop, e terem uma mesma pegada, são singles que trazem elementos diferentes, então eu ainda preciso alinhar qual será meu conceito, para depois lançar um álbum… Mas sim, está nos meus planos!

Foto: Divulgação

Vai fazer shows por live para apresentar seu novo trabalho?

Hoje eu não tenho nenhuma live planejada para fazer o lançamento da música. Eu fiz uma live, que inclusive está salva no meu Instagram, no dia que a música saiu. Essa live teve participações especiais como a Fefe e o Luis Mariz. Foi uma live de estreia! Para o resto, eu ainda não tenho nada planejado, mas pode ser que surjam oportunidades e ideias, aí com certeza vou fazer sim.

Foto: Divulgação

Como cuida da voz?

Eu fiz aula de canto durante seis anos e durante esse período eu fiz um portfólio de exercícios vocais. Eu os faço todos os dias de noite, para manter a voz “exercitada”, digamos assim, já que é um músculo. Então eu faço exercícios vocais, todos os dias, de 20 a 30 minutos. Não podemos fazer muito tempo também para evitar o cansaço da voz. Também tomo muito cuidado com a alimentação, mas isso sempre quando tenho que cantar durante muito tempo.

Foto: Divulgação

O que tem ouvido?

Vitão, Glória Groove, H.E.R, Iza… Ouço muito todas as músicas que viralizam no TikTok. Eu gosto, acabo ouvindo até porque fica na cabeça! Acho que o TikTok influencia muito na minha playlist.

Quais são suas influências musicais?

Minhas principais referências musicais são artistas que cantam e dançam, que colocam a dança nas suas performances. Os artistas que fazem shows performáticos são os que mais me inspiram, já que é algo que eu quero muito fazer no futuro. Alguns exemplos são: Usher, Justin Bieber, Beyoncé. Outros que me inspiram no geral é o Shawn Mendes, por ser alguém que tem presença de palco, canta muito bem, se veste bem, então isso inspira. Também tenho influências antigas, como Michael Jackson, Whitney Houston, Mariah Carey, Stevie Wonder, entre outros. Eu sempre escutei cantores que tinham potências vocais muito elaboradas, que tinham vozes marcantes, que é uma coisa que eu admiro muito.

Foto: Reprodução/Instagram/@zek_sounds

Como é o seu processo de composição, em que se inspira?

Se tem uma coisa que eu evolui na quarentena foi a questão da composição. Não a questão da parte da criatividade, mas eu tive tempo de pensar mais nestes processos de composição. Todas as músicas em português que eu componho é com meu amigo Arthur Favero, que também é da Alma Music, e com a Gabriela Mesquita, que é psicóloga, poetisa e minha prima. A Gabi manda muito bem nas composições, então na quarentena eu acabei compondo muito com ela. Eu compus também duas em inglês, uma delas até virou uma parceria com o Fancy Inc..

Pretende fazer parcerias?

Como comentei, estou agora com uma parceria com a dupla de DJs Fancy Inc., a música já está pronta. O resultado está incrível, estamos apenas esperando o lançamento para ver como o pessoal vai reagir. Também estamos conversando com um artista de Portugal, mas ainda não consigo dar muitos detalhes sobre isso. Uma parceria dos sonhos é com a Gloria Groove ou com o Vitão… São artistas que eu admiro muito e que se um dia rolasse, ia ser demais!

Quais são os próximos passos depois do lançamento do clipe?

Eu não consigo te contar com muitos detalhes, mas o que eu posso dizer é que ainda temos muitas músicas incríveis para sair. Clipes superelaborados, muito provavelmente com dança, já que quero muito incluir isso na minha carreira. É muita coisa boa prestes a sair. Claro, quando acabar esta pandemia, vamos começar a investir muito nos shows, nos aproximar ainda mais da galera.

Mais de Cultura