Top

Rebeca Carapiá abre individual na Galeria Leme

Foto: Divulgação

Como colocar ar nas palavras” é o título da primeira exposição individual da artista baiana Rebeca Carapiá que acontece no dia 29 de outubro, na Galeria Leme, em São Paulo.

Foto: Divulgação

Abrindo a Coleção de Cadernos da artista, a exposição com curadoria de Diane Lima, apresenta o trabalho da escrita-desenho de Rebeca, que se formaliza em cobre sobre tela e em esculturas de ferro de média e grande dimensão.

Foto: Divulgação

DIGA O RG NO INSTAGRAM

Com quase 30 telas selecionadas com oito novas esculturas da série “Palavras de ferro e ar”, a mostra articula os modos como a pesquisa da artista vem criando uma cosmologia em torno dos conflitos das normas da linguagem e do corpo, ao mesmo tempo em que encena estratégias de fuga tendo em vista os processos de captura, fetichização e ultravisibilidade das políticas identitárias exploradas pelo capital racial tecno-normativo.

Foto: Divulgação

Para esquivar-se dessa função representativa quando o que está em jogo são os imbricamentos entre as práticas artísticas e de resistência produzidas pelos corpos racializados, periféricos e dissidentes como o da artista, Rebeca recusa categorias e marcadores coloniais e recorre à abstração de modo a criar uma escrita que foge à norma tema-figura. Do ponto de vista histórico, questões primordiais que marcam a arte contemporânea no País, fazendo da artista uma voz proeminente da sua geração.

Foto: Divulgação

Outro ponto fundamental por trás do título “Como colocar ar nas palavras”, trata-se da busca da artista em performar com o trabalho, a desconstrução das geografias do feminino, reflexão que está presente na performance da própria escrita e, também, na sua materialidade: é no encontro entre as telas de algodão preparadas para pintura, a nobreza do cobre e a dureza do ferro, que adentramos na sua investigação sobre o conflito, o corpo dissidente e o território. A relação com tais matérias-primas caracteriza a região operária do Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador, local onde Rebeca nasceu e se criou.

Foto: Divulgação

Abertura: 29 de outubro
Até 12 de dezembro, 2020
A exposição encontra-se montada no espaço da Galeria Leme.
Para visitas presenciais faz-se necessário agendamento prévio.

Av. Valdemar Ferreira, 130, São Paulo

Seg a sex , das 10h às 16h

+55 11 3093.8184

info@galerialeme.com

www.galerialeme.com

 

Mais de Cultura