Foto: Reprodução/Instagram/@mauricioaraujosousa
Nesta terça-feira (27.10), o desenhista, empresário e escritor brasileiro Mauricio de Sousa completa 85 anos. Durante seus 61 anos de carreira, o autor deu vida a mais de 400 personagens e conquistou famílias não somente do Brasil, mas de todo o mundo. Atualmente, cerca de 150 empresas nacionais e internacionais têm licença para reproduzir suas criações em mais de 4.000 itens.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
A origem de seu sucesso aconteceu em 1959, quando ele publicou sua primeira tirinha diária, com aventuras do Franjinha e o seu cachorrinho Bidu. Seu trabalho circulou por diversos jornais brasileiros. No ano de 1970, lançou a revista “Mônica” e, na sequência, recebeu o mais importante prêmio do mundo dos quadrinhos, o troféu Yellow Kid, em 1971.
De acordo com a pesquisa da BrandTrends Entertaiments (patrocinada pela International Licensing Industry Merchandisers Association – Lima), de 2020, a “Turma da Mônica” lidera o ranking de marcas infantis no Brasil, na faixa etária de zero a 14 anos.
Dentro do segmento editorial é uma das obras mais lida no País, em especial no segmento infantil. Não é à toa que, no ano de 2019, foram vendidos 2,4 milhões de exemplares de livros. As conquistas de Mauricio não param por aí: o estudo Retratos da Leitura no Brasil, de 2019, do Instituto Pró-livro, constatou que a “Turma da Mônica” é a quarta obra mais citada, e que o autor é, também, o quarto mais citado no período pesquisado.
Foto: Lailson dos Santos
A “Turma da Mônica” ficou tão amada que dos quadrinhos migrou para o teatro, cinema, televisão, internet, exposições de arte e até mesmo parques temáticos. No ano passado, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) lançou o primeiro live action da turminha, “Laços”, que alcançou mais de 2 milhões de expectadores.
Durante a quarentena, a “Turma da Mônica Clássica” e “Turma da Mônica Jovem” foram vistas por 13,6 milhões de pessoas com TV paga no Cartoon Network e Boomerang no Brasil, segundo a Kantar Ibope Media.
Mauricio, no decorrer de sua carreira, recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais (Japão, Itália, China, Coreia do Sul, França, EUA, entre outros países). Um dos mais recentes, da MSP/Panini, foi o Prêmio Jabuti 2019, com os quadrinhos “Jeremias: Pele”, criados por Rafael Calça e Jefferson Costa.
Em 2019, teve a abertura da nova subsidiária internacional da MSP no Japão – a “Mauricio de Sousa Productions Japan”.
Atualmente, a MSP aposta em mais um trabalho de prestígio entre o público família, a produção “Mônica Toy”, animações no estilo toyart, da “Turma da Mônica”, disponíveis no seu canal oficial do YouTube (www.youtube.com/turmadamonicatv), que conta com 15,8 milhões de inscritos.
Sua importância para os brasileiros vai muito além do sucesso comercial. É o primeiro desenhista de quadrinhos no mundo que entrou para a Academia Paulista de Letras (APL), junto a escritores muito famosos e prestigiados.
Mauricio de Sousa é um ícone que marca gerações com o seu trabalho. Seus personagens criam vida e ultrapassam os limites do quadrinho, levando entretenimento, cultura e conhecimento de forma leve, divertida e criativa para os pequenos. Um dos formadores da indústria criativa no Brasil e que se mantém há 61 anos nesse setor.