Cultura

Fotógrafo Christian Cravo abre exposição inédita em São Paulo

Share

Foto: Christian Cravo

Após apresentar a África em seu último trabalho, intitulado “Luz e Sombra“, Christian Cravo revisita o passado e traz de volta imagens da Salvador tropical que lhe surpreendera, quando saiu de Copenhague disposto a morar no Brasil. Imagens de uma cidade tropical, mestiça, ao mesmo tempo singular e plural. A exposição marca o início da representação entre o artista e a Babel SP, que recebe a exposição a partir de 17 de novembro 2020.

Nas imagens em preto e branco, Cravo capta a espontaneidade de crianças, a vida perto do mar, a religiosidade e a sensualidade presente nas ruas da cidade. Este foi seu primeiro trabalho, realizado entre 1991 e 1993, e será exposto, pela primeira vez, em São Paulo. A obra foi publicada pela então prestigiada editora Cosac Naify (1996 – 2015), em 2014, e reúne 300 imagens inéditas de sua autoria, além de um prefácio assinado pelo artista Miguel Rio Branco.

Foto: Christian Cravo

O livro estará disponível para venda na Babel SP. Na exposição são 32 imagens selecionadas entre grandes (112 x 168,5cm), médias e pequenos formatos.

O fotógrafo, nascido em Salvador, passou a infância e a adolescência entre o Brasil e a Dinamarca e fez os registros entre os 17 e 19 anos de idade, período que passou com o pai na Bahia, após 10 anos vivendo na Europa. “A exposição Northern Light, Southern Skies é fruto de uma etapa do processo criativo que faz parte da autocrítica do artista; a releitura contemporânea do seu acervo. Revisitar é revigorar e refletir. Neste caso, o trabalho feito em sua maior parte entre os anos de 1991 e 1995, recém vindo da Europa ao Brasil que havia deixado ainda criança”, comenta.

Foto: Christian Cravo

A ideia da exposição é voltar às raízes por meio de uma nova perspectiva e reflexão intuitiva sobre o momento em que o mundo se encontra atualmente, diante de uma pandemia. Por conta do cenário atual, o tempo proporcionou o resgate da essência das primeiras experiências. A questão da sobrevivência, a luta do dia a dia. “Northern Light, Southern Skies” mostra todas as influências estéticas e referências artísticas exploradas por Cravo quando ainda era um jovem que experimentava a fotografia como expressão. Uma excelente oportunidade para compreender seu trabalho.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024