Top

Exposição “Casas do Brasil: Conexões Paulistanas” mostra o morar de grande parte dos paulistanos

Foto: Marcos Freire

Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo,  apresenta a exposição “Casas do Brasil: Conexões Paulistanas“, com curadoria de Didiana Prata e fotografias de Marcos Freire. Essa é a sétima edição do projeto Casas do Brasil, que propõe a formação de um inventário sobre a diversidade do morar no País.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Ao longo de sete anos, Freire realizou 990 visitas a 94 dos 96 subdistritos da cidade de São Paulo, produzindo 20 mil fotos que trazem um olhar singular sobre o território paulistano. Segundo Didiana, o público poderá ver imagens que revelam algo inédito sobre o morar paulistano. “As fotos têm um viés poético, lírico que formam narrativas visuais singulares, conectadas a partir de diferentes elementos da paisagem urbana”, comenta a curadora.

Segundo Giancarlo Latorraca, diretor técnico do MCB, a exposição traz um amplo e importante registro sobre a forma de morar de boa parte da população paulistana. “Com seu olhar atento e minucioso, Marcos Freire, capturou traços da vida cotidiana impressos nos interiores das casas, com seus vários ambientes e objetos e, no espaço comum dos arredores, imersos na grande massa urbana periférica”, comenta.

A nova mostra do museu também apresenta a diversidade do território paulistano a partir das tramas constituídas pelos trípticos de imagens. O espectador terá um olhar mais poético sobre os signos e materialidades dessas moradas: acabamentos das fachadas, decoração dos interiores das casas, cores.

Visitação
Em outubro, de terça a domingo, das 11h às 15h.
A partir de novembro, de terça a domingo, das 10h às 18h.
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Compre os seus ingressos aqui.

Museu da Casa Brasileira
Av. Brig. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo.
Tel.: (11) 3032-3727.

Mais de Cultura