Top

Curadora Lea Vergine, mulher do designer Enzo Mari, morre uma dia após o artista

Lea Vergine – Foto: Reprodução/YouTube

A curadora e crítica de arte Lea Vergine morreu aos 82 anos, um dia após a morte de seu companheiro de vida e designer, Enzo Mari. Nascida em Nápoles, na Itália, em 1938, Lea foi uma das principais figuras da arte dos últimos 50 anos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Discurso espirituoso, personalidade forte e com um olhar atento e participativo da contemporaneidade, Vergine foi uma figura de vanguarda no panorama feminino da crítica, ao lado de figuras do calibre como Carla Lonzi, escreveu o “Artribune”.

Como uma das historiadoras de arte italianas mais influentes, Lea foi curadora de muitas exposições e ficou especialmente conhecida por seus ensaios sobre arte corporal. Publicado pela primeira vez em 1974, seu livro “O Corpo como Linguagem”, conta com uma série de textos dos próprios artistas, aos quais a autora havia solicitado que contribuíssem com um depoimento sobre as ilustrações de sua obra.

Ao longo de sua carreira, Lea lançou uma nova luz sobre o trabalho da artista feminina enquanto influenciava ativamente a direção dos projetos de Mari.

Mais de Cultura