“Temos um novo videoclipe chamado ‘Maelström’. Um dia eu estava assistindo a um filme de animação no Instagram e descobri que ele havia sido criado por Lonzo Meneghelli. Lonzo é músico e produtor e, durante a pandemia, começou a desenhar. Eu imediatamente liguei para ele e, dois meses depois daquela conversa, ele fez algo surpreendente e muito emocionante. Espero que gostem tanto quanto eu gostei quando vi”, diz Fito Paez.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Falando sobre a música “Maelström”, Paez observa: “Parece uma espécie de música de Elton John, ligada a um homem em um relacionamento conturbado. O título vem do conto de Edgar Allan Poe, ‘A Descent into the Maelström’, sobre uma tempestade que ocorre nos fiordes noruegueses. A metáfora trata-se de como caímos no Maelström com vidas complicadas e confusas e como alguns de nós temos a sorte de sobreviver a ela. Espero que o título ajude os ouvintes a descobrirem Poe”.
No domingo, 1º de novembro, na Movistar Arena de Buenos Aires, o artista apresenta um dos seus maiores shows, com cenografia de Adriana Maestri e palco de Max Rompo. Esta apresentação serve de vitrine para o último álbum de Fito, “La Conquista del Espacio”, e é seu primeiro show de banda completa a ser transmitido ao vivo em todo o mundo.
Faltando apenas algumas semanas para este show, a lenda argentina teve a notícia gratificante de que recebeu três indicações no próximo 21º Grammy Latino: Álbum do Ano e Melhor Álbum Pop/Rock por “La Conquista del Espacio”, e Melhor Canção pop/rock por “La Canción de las Bestias”.
Este álbum foi gravado no icônico Capitol Studios de Hollywood, Ocean Way Nashville Recording Studios e Igloo Music (Burbank). “La Conquista del Espacio” é composta por nove canções, oito das quais exclusivamente escritas por Paez, com “Ey, You!” coescrita por Paez e Hernán “Mala Fama” Coronel.
A produção fica a cargo de Paez, Diego Olivero e Gustavo Borner. Além das contribuições dos integrantes da turnê Diego Olivero, Juani Agüero e Juan Absatz, o álbum traz o retorno do baixista Guillermo Vadalá, que tocou em nove de seus álbuns, incluindo o mítico “El Amor Despúes Del Amor” (1992). Ele também inclui o renomado baterista nascido na Califórnia Abraham Laboriel Jr. (Paul McCartney, Sting).
Também colaboram no álbum músicos e vocalistas convidados de destaque como: Juanes, Lali, Ca7riel, Mateo Sujatovich, Hernán “Mala Fama” Coronel, Franco Saglietti, María Campos e Nacho Godoy. A orquestração e direção de Nashville Music Scoring é feita por Ezequiel Silberstein, com arranjos de cordas fornecidos pelo próprio Paez. Os créditos da fotografia vão para Val & Musso, com a arte do álbum e design de Rompo & Pippa.