Cultura

Dan Galeria expõe obras de Almir Mavignier na Gaggenau

Share

Foto: Divulgação

Há muito tempo, a Gaggenau transcendeu o simples equipamento de cozinha para virar sinônimo de lifestyle, obra de arte e objeto de desejo para seus clientes e admiradores. A marca alemã de extremo luxo e com mais de 337 anos de tradição está há 30 anos no Brasil, sob o comando de Marly e Stephanie Skok, respectivamente mãe e filha. O espaço da marca, uma casa em estilo town house, que faz alusão à sede da Gaggenau, quando foi fundada em 1683, está expondo quadros do pintor e artista gráfico carioca Almir Mavignier. As obras são do acervo exclusivo da Dan Galeria e têm curadoria de Flávio Cohn, responsável pelo departamento de Arte Contemporânea desde 1985.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O showroom da marca passou a se chamar Gaggenau Galeria em 2020 com o objetivo de reforçar o conceito de obra de arte dos equipamentos no mercado nacional. O posicionamento foi pensado pelas diretoras, Marly e Stephanie, com a ideia de refletir sobre a essência e o compromisso da marca de estar sempre 60 anos à frente em tecnologia, design e inovação, sem deixar de lado o belo e a importância do desenho exclusivo em todos os itens do portfólio.

A convite da Gaggenau Galeria, Cohn fez a curadoria da exposição levando em consideração o fato de Mavignier ter fixado residência e estudado na Alemanha. O artista tinha forte influência da Bauhaus, escola de arte vanguardista e uma das maiores e mais importantes expressões do que é o modernismo no design e na arquitetura. Nascido em 1925, no Rio de Janeiro, Mavignier é conhecido internacionalmente como um representante artístico de arte concreta e cinética, op art e como artista comercial. Ao todo, a Gaggenau Galeria recebeu cinco obras da série “Docugrafias“, a qual Mavignier utiliza telas pretas, brancas e pontilhismo proporcionando ilusões de ótica, dependendo da incidência da luz ou perspectiva do olhar, dando a impressão de profundidade, côncava ou convexa.

Segundo Stephanie, levar exposições para a Gaggenau Galeria reforça o conceito de obra de arte dos equipamentos, que mesmo tendo performance profissional, matéria-prima e qualidade absoluta, a estética sempre foi levada em consideração pelas equipes de designers ao longo da história. “Os equipamentos da Gaggenau são deslumbrantes visualmente para serem integrados perfeitamente à decoração da casa. Os fornos são esteticamente lindos, como obras de arte, que acidentalmente assam. Na Gaggenau, função e forma andam lado a lado e ambos têm a mesma importância”, conceitua Stephanie.

Para Cohn, filho do casal fundador da Dan Galeria, Gláucia e Peter Cohn, a escolha das obras de Mavignier foi natural a partir de uma primeira visita ao espaço e um briefing previamente passado pelas diretoras. “Escolhemos as obras do Mavignier para expor na Gaggenau Galeria por ser um artista brasileiro, com forte ligação com a Alemanha, ele morou em Hamburgo até o sua morte, há dois anos. O Mavignier era muito talentoso e tinha uma grande habilidade em desenhar pontos de diferentes tamanhos, à mão livre. Ele tinha grande influência da escola Bauhaus, que valoriza linhas retas, simples, tal qual o designer dos equipamentos da Gaggenau que claramente seguem a mesma linguagem”, finaliza Cohn.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024