Top

Virada Sustentável SP: “Floresta” de Felipe Morozoni no Minhocão, exposição de Andy Singer e mais

“Juntes Recriamos o Futuro” do coletivo Projetemos | Foto: Divulgação/Matheus Sandes e Jotapê

Esta é a última semana da 10ª edição da Virada Sustentável SP, que pela primeira vez em sua história, teve 1 mês de programação, propondo um modelo híbrido, adaptado para a pandemia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Totalmente gratuitas, as atividades são compostas por intervenções artísticas pela cidade, que provocam uma reflexão sobre a sustentabilidade nos dias de hoje, enquanto nas plataformas digitais acontecem experiências e conexões humanas.

Abrindo a programação da quinta semana da Virada, o canteiro da Avenida Paulista recebe a exposição em “Sem Saída” do cartunista Andy Singer, que traz a reflexão sobre a mobilidade para um dos pontos mais icônicos da cidade e onde a discussão do tema é inevitável. A exposição fica em cartaz até 15 de novembro.

De 12 a 18 de outubro, o performer Peri Pane apresenta “Quarentrash”, uma série fotográfica em que o artista dispõe da enorme quantidade de materiais descartáveis coletada para recriar cenas cotidianas domésticas, povoadas pelos resíduos acumulados desde o início do isolamento social.

“Bike Power” de Andy Singer compõe a exposição “Sem Saída” I Foto: Divulgação

No CEU Butantã, até dia 16, o artista Sérgio Fabris segue na execução da obra “ATIVAVITA – O Nascimento de um Novo Mundo”, uma pintura em grande escala sobre piso de concreto que representa um novo mundo brotando do concreto, o planeta como semente. Simboliza o nascimento de uma nova consciência pós-pandemia.

A zona leste da cidade participa da programação com duas ações: de 12 a 18 de outubro, o bairro de São Miguel Paulista ganha a instalação O que vai para o chão, que tem como objetivo chamar a atenção e sensibilizar a sociedade sobre as quantidades e tipos de materiais que são descartados nas vias públicas da cidade.

Já o Jardim Helena recebe a obra “Conscientize-se”, do Coletivo Arte e Cultura na Kebrada, como forma de atrair a comunidade e, a partir disso, participar do processo e afirmação de suas identidades locais.

A campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos e Pilhas integra a programação da Virada Sustentável até 16 de outubro, como parte do movimento Eletrônico Não é Lixo, e em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Eletrônico, dia 14 de outubro. Seis estações participam da campanha: Vila Prudente, Clínicas, Barra Funda, Sé, Tucuruvi e Jabaquara.

Desenho ilustrativo da obra “Eu era outra selva” de Felipe Morozini
l Foto: Divulgação

Quem passar pela Estação Clínicas da linha verde do metrô, até 18 de outubro, vai se deparar com uma intervenção que provoca uma reflexão sobre economia circular, trazendo esse conceito para as escadas de maneira criativa e didática. Também até esta data, a Estação Carandiru, na linha azul, recebe uma colorida intervenção com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) concebida pela artista Mariana Piza.

Veja a programação COMPLETA pelo site da Virada Sustentável e pelas redes sociais.

Mais de Cultura