Top

Virada SP Online terá Pitty, Lenine, Baby do Brasil e mais em outubro

Cantora Pitty (Foto: Divulgação)

Festival de música, artes cênicas e cultura urbana reunirá 30 atrações. Lenine, Pitty, Renato Teixeira, Baby do Brasil, Academia de Música da Osesp, Barbatuques e Garotos Podres são alguns dos nomes já confirmados.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A #ViradaSPOnline é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte. Toda a programação – ao vivo e gravada – será transmitida pela plataforma #CulturaEmCasa.

Esta edição acontece em parceria com quatro municípios do Vale do Futuro/Ribeira – Iporanga, Registro, Apiaí e Eldorado. Todos selecionados a partir de chamada pública do programa Juntos pela Cultura. Diversos artistas de cada uma destas cidades também estão na programação.

Cantor Lenine (Foto: Divulgação)

Haverá em 2020 outras 16 edições da #ViradaSPOnline. As cidades também serão selecionadas por meio de chamada pública no âmbito do programa #JuntospelaCultura, cujas inscrições ocorreram de 9 de setembro a 6 de outubro.

Com a impossibilidade de realizar o evento presencialmente, a Secretaria formulou a proposta de fazer a Virada SP no formato virtual, de modo a manter o evento em 2020 e celebrar a força da cena cultural do interior do estado de São Paulo, além de divulgar amplamente o trabalho dos artistas de cada município.

A primeira edição online da Virada, ocorreu em agosto deste ano e foi realizada em parceria com a cidade de Salto. Foram várias atrações como Elza Soares, Paulo Miklos, Amilton Godoy, Ellen Oléria e Pato Fu, além de artistas locais.

Grupo Barbatuques (Foto: Divulgação)

Assim como na edição anterior, a #ViradaSPOnline ocorrerá também a partir do palco do Teatro Sérgio Cardoso que, no dia 13 outubro, completa 40 anos. As lives de Baby do Brasil, Garotos Podres e Xangai, Renato Teixeira e Pitty serão transmitidas diretamente do palco do teatro. Hermeto Pascoal faz live da casa e o seu grupo estará no teatro simultaneamente. O conteúdo também ficará disponível na plataforma #CulturaEmCasa pós-evento, para exibição por demanda.

“O formato digital, via plataforma #CulturaEmCasa, permite difundir amplamente e de forma gratuita as atividades dos artistas das cidades do estado para demais regiões do Brasil e outros países. E este é o objetivo tanto da Virada como da plataforma – difundir a cultura de São Paulo e valorizar as mais diferentes linguagens artísticas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte.

Músico Renato Teixeira (Foto: Divulgação)

Mais de Cultura