Top

Parlapatões encenam 32 textos na programação online do Teatro Porto Seguro

Os Parlapatões – Foto: Divulgação

O Teatro Porto Seguro recebe os Parlapatões com a quinta edição do Festival de Peças de Um Minuto, que será totalmente online e gratuito.  O projeto, com direção artística de Camila Turim e direção geral de Hugo Possolo reúne um conjunto de minipeças dirigidas por Barbara Paz, Mauro Batista Vedia, Nelson Baskerville e Pedro Granato.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Todas as peças serão apresentadas na mesma noite, em duas sessões nos dias 17 e 18 de outubro. Os textos foram escolhidos após um concurso promovido pelos Parlapatões no qual roteiristas e dramaturgos, de todo o Brasil, inscreveram seus trabalhos pela internet.

Após selecionar 25 de 527 inscritos, os Parlapatões convidaram a participação dos dramaturgos Aline Bei, Diones Camargo, Jo Bilac, Luh Maza, Mario Viana, Michelle Ferreira e Suzy Lins de Almeida para escreverem especialmente para esta edição do festival, totalizando trinta e dois textos inéditos que serão encenadas por Alexandre Bamba, Angela Figueiredo, Camila Turim, Eduardo Silva, Fabek Capreri, Fernanda Cunha, Helena Cerello, Henrique Stroter, Hugo Possolo, Jackie Obrigon, Paula Cohen e Raul Barretto.

O festival trabalha sempre com tema livre, mas uma das características do evento é trazer um retrato do seu tempo. Nesse ano, evidentemente os reflexos da pandemia ficaram latentes. “Foi muito relevador que temas como as neuroses do isolamento, as fobias e os recortes sociais foram muito absorvidos pelos dramaturgos”, conta Possolo.

A diretora Camila ressalta que os desafios foram intensificados. “Além da complexidade que é ler todos os textos, fazer um recorte, distribuir entre os diretores respeitando a linguagem de cada um, temos a questão tecnológica e os protocolos de segurança, até para ensaiar.”

Para esta edição, algumas cenas serão apresentadas ao vivo direto do palco do Teatro Porto Seguro e outras gravadas previamente, por questões de segurança e para manter o distanciamento social. Os diretores têm a liberdade para criação e todos os atores para compor cenas onde podem interagir em duplas ou trios, presencialmente ou por plataformas virtuais, explorando as diversas linguagens dos textos que vão do humor, ao lirismo, do épico a performance.

O Festival de Peças de Um Minuto surgiu em São Paulo, em 2008, como uma brincadeira. Um convite para uma aventura dramatúrgica e, ao mesmo tempo, um desafio entre vários autores conhecidos do público e se tornou uma marca do grupo que promove a dramaturgia contemporânea.

Mais de Cultura