Letícia Fox é a produtora que promove o Festival Hip House, que trará discussões incríveis e válidas sobre a cultura do hip hop entre as mulheres no Brasil (Foto: Divulgação)
Cabelos penteados, bonés coloridos, maquiagem, vestidos, salto alto ou tênis são algumas das características das mulheres que fazem parte da cultura hip hop brasileiro. Uma boa afinação, flow e rimas pesadas fazem parte do repertório feminino. Se antes apenas os homens tinham espaço no rap, hoje, muitas mulheres se aventuram nesse universo.
SIGA O RG NO INSTAGRAM
Vemos isso claramente em grandes eventos culturais da cultura hip hop e do rap no Brasil. Um bom exemplo é o Festival Hip House, que estreia sua 2ª edição online.
Nega Thé é empreendedora, militante da cultura do Hip Hop, integrante do Coletivo Matriarcas Mob (de Belo Horizonte) e proprietária da Preta Produtora, que estará no dia 10 de outubro ministrando a palestra sobre “As mulheres, o empreendedorismo e o Hip Hop”.
Nesse mesmo caminho temos a Amazonita, nome artístico para Ágata de Oliveira, que irá palestrar sobre “Gestão e sustentabilidade de projetos e eventos” na plataforma do Instagram do canal @festivalhiphouse. Ela também é agente sociocultural e criadora da produtora NuTrilhar e da III MostraBrasil AfroModa em Belo Horizonte. Amazonita apoia as mulheres negras e a juventude do Hip Hop.
A cantora e compositora Laura Sette também estará presente para animar a programação. Laura fechou o ano de 2019 com o lançamento do seu primeiro EP “Corpo, Alma e Consequência”, que foca no dualismo de sentimentos que uma mulher pode ter.
E até mesmo a produção do Festival Hip House é feito por uma mulher, Letícia Fox. Ela também faz parte do Coletivo Movimenta Barreiro e é produtora do estúdio Porão Rec. “Conhecer novas áreas e formas de trabalho proporciona a construção e consolidação de uma carreira mais sustentável dentro da área cultural.” destaca Letícia.
O evento acontecerá online entre os dias 10 e 18 de outubro nas plataformas do Youtube e do Instagram. Confira a programação completa abaixo.
Festival Hip House – Programação Completa
Mestre de cerimônias: João Paiva
O DJ residente: DJ Pooh
Apresentações musicais com Laura Sette; Douglas Din; Tchouzen NS e Samora N’Zinga
Palestras:
‘As mulheres, o empreendedorismo e o Hip Hop’ com Nega Thé
‘Gestão e sustentabilidade de projetos e eventos’ com Amazonita
Oficina de graffiti virtual com o artista Edmund PDF
Competição online de DJ’s e Danças Urbanas.
Danças urbanas no contexto periférico, com Culu;
Produção independente e agenciamento de carreira no Hip Hop com DJ Preto C;