Cultura

Enrico Bianco ganha mostra na Galeria de Arte André

Share

“Ninfas com Cavalos”- Foto: Divulgação

Com abertura no próximo dia 20 de outubro, a exposição “Monográficas 2 – Enrico Bianco” ganha o espaço expositivo principal da Galeria de Arte André, espaço que já tem 61 anos de atividades em São Paulo. O artista ítalo-brasileiro que fez individual na galeria em 1997 tem sua obra revista a partir de cerca de 30 obras, com curadoria de Mario Gioia.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A mostra centra o seu foco em pinturas, desenhos e gravuras – as principais linguagens trabalhadas pelo artista, originárias do próprio acervo da galeria e de empréstimos de coleções particulares. O conjunto revela a versatilidade de Bianco, que passeia por gêneros tradicionais da história da arte, como a natureza-morta, e assina composições de forte originalidade e hábil técnica, como as que retratam festas populares e trabalhadores das mais diversas atuações no Brasil.

“Jangadeiros” – Foto: Divulgação

“Festejos populares, panoramas que guardam algo de metafísico, trabalhadores em harmonia com a natureza, animais em movimento, naturezas-mortas, nus. Rever em conjunto dezenas de obras de Enrico Bianco (1918-2013) (…) é também a reconstituição de um percurso longo e consistente pela história da arte brasileira”, afirma o curador em seu texto crítico, que faz parte de catálogo virtual exclusivamente feito para o recorte.

“Colhedores de Cacau”- Foto: Divulgação

Antes da vinda para o Brasil em 1935, Bianco teve contato com mestres da pintura italiana. Radicado no Rio de Janeiro, estudou com Candido Portinari e com ele trabalhou em murais do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em painéis do Banco da Bahia e no edifício da ONU – os célebres “Guerra e Paz” (1953-1956). Em 1940, realizou sua primeira individual na cidade que adotou, no Copacabana Palace Hotel. Fez diversos outros trabalhos em murais e produziu vasta produção gráfica, com ilustrações de livros e cartazes. No ano de 1982, ganhou a mais importante retrospectiva de sua obra, que começou no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e seguiu para o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

“Nu”- Foto: Divulgação

Integrou seleto grupo de modernistas, convivendo e recebendo críticas de nomes como Di Cavalcanti, Roberto Burle Marx, Oscar Niemeyer, Lucio Costa, Pietro Maria Bardi, Villa-Lobos e Affonso Reidy, entre outros. Nomes de peso da literatura resenharam suas individuais, como Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e Adonias Filho. Sua última exposição foi realizada pela galeria Colecionador, no Rio, em 2011, com trabalhos feitos para a mostra e com ele ainda ativo, aos 93 anos.

“Nu”- Foto: Divulgação

As obras de Bianco fazem parte de importantes coleções brasileiras. A aproximação com o circuito paulistano ocorre no final da década de 80 e a Galeria de Arte André tem papel decisivo nessa ponte, em razão da regularidade do espaço comercializar e promover o clássico figurativo. Dessa união, em 1997, a galeria faz grande individual dedicada ao artista, com texto de Jacob Klintowitz, obtendo sucesso de vendas e boa repercussão crítica.

“Pescadores” – Foto: Divulgação

A exposição faz parte do programa “Monográficas”, que é uma série de individuais de artistas que tiveram importantes relações com a André ao longo dos 61 anos de atividade. Outro foco do projeto é resgatar produções que não estão em evidência atualmente, mas que possibilitam renovadas perspectivas pela consistência e importância de tais artistas em períodos anteriores da arte brasileira. A exposição que abriu o recorte foi dedicada ao gaúcho Carlos Scliar (1920-2001) e ocorreu no primeiro semestre deste 2020, sob as condições sanitárias especiais devido à pandemia da Covid-19.

“Vaso com Flores” – Foto: Divulgação

A visitação de “Monográficas 2 – Enrico Bianco” seguirá as especificações determinadas pelas autoridades públicas neste período.

Galeria de Arte André
Rua Estados Unidos, 2.280, São Paulo, SP.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024