Top

Programação cultural do 23° Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes

Foto: Divulgação

De 1º a 4 de outubro, acontece o 23° Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes. Ao longo da programação, serão exibidas, em parceria cultural com o Sesc em Minas, lives de artes cênicas e shows de artistas como Juarez Moreira, Wagner Tiso, Armatrux, Chico Amaral Quarteto, Juarez Moreira, entre outros. Durante as apresentações, o público poderá fazer doações ao Mesa Brasil Sesc, programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos que atende milhares de instituições e famílias em MG.

Neste ano, por causa da pandemia do novo coronavírus, o festival será online, exibido na Plataforma do Festival Fartura (farturabrasil.com.br).  Veja a participação do Sesc em Minas na programação do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes.

Música e artes cênicas:

03.10 (sábado)

10h: Grupo Girino (artes cênicas)

14h: Circo Lar (artes cênicas)

16h30: Rockin’strings (música)

18h: Renato Savassi Quarteto (música)

21h: Wagner Tiso (música)

04.10 (domingo)

10h: Armatrux (artes cênicas)

11h: Duo Mitre (música)

14h: Cia Fusion (artes cênicas)

16h30: The Big Odd (música)

18h: Chico Amaral Quarteto (música)

20h: Juarez Moreira (música)

21h: Vitor Araújo (música)

Foto: Divulgação

Além das atrações culturais, o Sesc em Minas também irá oferecer dicas para o aproveitamento integral dos alimentos em receitas, ministradas pela nutricionista do Mesa Brasil Sesc, Luciana Vacari; capacitação para a área de turismo; e muita interatividade com as equipes do BiblioSesc e do Espaço de Lazer Sesc. As atividades estarão disponíveis na plataforma do Fartura, de 1º a 4 de outubro.

A curadoria da programação cultural do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes foi feita em conjunto pela organização do projeto e o Sesc em Minas, que vem apoiando diversas iniciativas que visam amenizar os impactos sociais, culturais e econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus, desde março. “Tiradentes é uma cidade importantíssima para a cultura de MG. Isso faz com que o Sesc em Minas esteja sempre presente na cidade em eventos como a Mostra de Cinema, entre outros”, ressalta Janaína Cunha, Gerente de Cultura do Sesc em Minas.

Foto: Divulgação

Para ela, o atual contexto está obrigando o setor cultural a se reinventar, pois já se vão mais de seis meses desde o anúncio da pandemia feito pela OMS. “A pandemia vem afetando fortemente o setor cultural e sua cadeia produtiva desde março. Por isso, fomos obrigados a repensar o modelo e uma nova forma de produzir arte e cultura, cuidando para que essa nova forma envolva o público, além de assegurar o papel essencial da arte na sociedade e no desenvolvimento humano”, comenta. Janaína também destaca a importância da participação do Mesa Brasil Sesc no projeto.

“Mesmo durante a pandemia, o Mesa Brasil Sesc não parou de trabalhar. É um trabalho que deve ser valorizado e, neste momento, todo apoio é importante. A hora é de união entre todos os setores da sociedade. Por isso estamos, mais uma vez, ao lado do Festival Cultura e Gastronomia Pró-Tiradentes nessa empreitada que levará não só a cultura para dentro das nossas casas, mas também comida para o prato de milhares de pessoas necessitadas”, conclui.

Mais de Cultura