Top

Periferias manifestam sua força na dança contemporânea

Foto: Nana Prudencio

A Dança Contemporânea surgiu em meados da década de 1950, como uma forma de rompimento com a cultura clássica. O gênero, que ainda é tachado por aqui como elitista, tem ganhado destaque entre as camadas mais populares, fator que ironicamente remete a origem do gênero que também surgiu como crítica ao estilo valorizado pelo mercado da dança por décadas, o balé. Baseado na pesquisa de linguagem e na busca de novos parâmetros para o corpo, o gênero no Brasil tem ganhado espaço fora do circuito das grandes salas de espetáculos, e revelado as periferias como território produtores de danças contemporâneas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De 08 a 13 de outubro acontece a GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança que tem como foco a produção de videodanças de artistas (bailarinos(as)(es), coreógrafos(as)(es) e performers) que constituem suas materialidades poéticas em diálogo com as culturas tradicionais e populares do Brasil e suas inter-relações com as artes contemporâneas. Das 14 obras selecionadas, por meio de chamamento público, a maioria teve sua produção executada em regiões periféricas do País como Campo Limpo, Parelheiros, Itaquera, Jaraguá (São Paulo, SP) e subúrbios de capitais como  Rio de Janeiro, Belém, Recife entre outros. Vale destacar também, que boa parte das obras nasceu durante o período de isolamento social.

FOTO: Jackeline Mourão Rosto

Para a Nave Gris Cia Cênica, idealizadora da mostra, a GIRA revela-se como uma das poucas possibilidades no panorama da videodança em que o protagonismo poético, delineado por sua curadoria, emerge dos veios originários e afrodiaspóricos que constituem as culturas do Brasil. A mostra configura-se como espaço de visibilidade, ampliação e criação de redes entre artistas e público e de circulação artística.

Devido ao cenário da Covid-19, o evento será realizado virtualmente e contará com a palestra “As relações cinema-dança-videodança” com a cineasta e coreógrafa Carmen Luz.

Foto: Mariana Jácomo

A mostra é uma das ações (per)formativas da Nave Gris Cia Cênica que faz parte do projeto “Mãos que bordam o tempo, pés que acordam o chão – circulação dos espetáculos A-VÓS e Corredeira”, contemplado pela 27ª Edição do Programa de Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo. Todas as atividades serão gratuitas.

Programação:

Abertura da GIRA, 08/10/2020 às 19:00: Encontro com a equipe curatorial, Vanessa Hassegawa, Murilo De Paula e Kanzelumuka, após a primeira exibição da GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança.

Vanessa Hassegawa é artista da dança, pesquisadora de dança da Amazônia paraense, curadora, artista do campo da videodança/dança para tela e trabalha também com comunicação corporativa. É uma das idealizadoras da mostra Prosa, Vídeo e Dança, ao lado dos artistas da dança Pedro Costa e Renata Daibes, do qual acumula o acervo de cerca de 100 videodanças provenientes de vários países do mundo.

Foto: Nana Prudencio

A Nave Gris Cia Cênica é dirigida por Kanzelumuka, criadora-intérprete-pesquisadora-professora de dança, bacharela em Dança pela UNICAMP, mestra e doutoranda em Artes pela Unesp, que há 14 anos pesquisa representações performáticas de origem banto no Brasil e suas relações com as danças contemporâneas, e por Murilo De Paula, ator-bailarino, dramaturgo, diretor e professor de artes cênicas, bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp, que pesquisa as narrativas e dramaturgias possíveis a partir dos sonhos e as culturas ameríndias. Há 08 anos, Nave Gris dedica-se à pesquisa e desenvolvimento da cena como campo de pluralidade, espaço expandido e limiar entre dança e teatro. As culturas afro-brasileiras e ameríndias estão presentes no trabalho da companhia como motores na pesquisa e produção artística. A Companhia foi contemplada com o Prêmio Denilto Gomes (Projeto de Dança) pelo II Encontro Mulheres Negras na Dança e também indicada ao APCA Dança 2017 na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória. Com o espetáculo A-VÓS, um dos melhores espetáculos de dança de 2018 pelo júri do Guia Folha de São Paulo, foi indicada ao APCA 2018 na categoria Espetáculo/Estreia.

Palestra, 10.10, às 16h: “As relações cinema-dança-videodança” com Carmen Luz

Carmen Luz é coreógrafa, cineasta, curadora, artista audiovisual e cênica. Fundadora, coreógrafa e diretora artística da Cia. Étnica de Dança e Teatro e integrante da Orquestra de Pretxs Novxs. Suas obras foram exibidas em festivais, mostras e eventos de dança, performance e cinema nos EUA, Alemanha, Brasil, Benin e Burkina Faso.

Exibição da GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança On Demand, período de 09/10/2020 à 13/10/2020 exclusivamente pelo site http://navegris.com.br

Serviços:

Abertura da GIRA: exibição das obras e bate-papo com equipe curatorial (Vanessa Hassegawa, Murilo De Paula e Kanzelumuka)

Dia 08.10 (quinta-feira), às 19h.

Local: O.C. Oswald de Andrade, atividade online através da plataforma de exibição Google Meet.

Inscrições: http://navegris.com.br de 01.10 a 07.10.

Exibição da GIRA – Mostra Nave Gris de Videodança: On Demand

Período de 09.10 a 13.10.

Local:  http://navegris.com.br.

Palestra: As relações cinema-dança-videodança com Carmen Luz

Dia 10.10 (sábado), às 16h.

Local: O.C. Oswald de Andrade, atividade online através da plataforma de exibição Google Meet.

Inscrições: http://navegris.com.br/ de 01/10/2020 à 09/10/2020.

Mais de Cultura