Top

Periferia e cidade são temas de exposição com jovens mineiros

Foto: Divulgação

Durante o mês de outubro, a AM Galeria de Arte recebe a exposição individual do artista mineiro Desali, com a retrospectiva de 14 anos do Grupo Entre Aspas, coletivo de intervenção urbana do qual Desali faz parte. Com o título, “Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali”, a exposição com curadoria de Manu Grossi, estará aberta para o público entre os dias 03 e 31 de outubro, seguindo os protocolos de segurança através da visitação por agendamento.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Para sua primeira exposição individual na AM Galeria, Desali preparou cerca de 30 pinturas em técnicas variadas, além de uma grande instalação de desenhos feitos sobre jornal. A exposição contará com obras de todas as técnicas utilizadas pelo artista, como pinturas em acrílica sobre madeira, pintura em técnica mista e aguadas, bem como fotografias, vídeos, desenhos, instalações e objetos. Abordando temas como o cotidiano na periferia e a realidade dos jovens negros no Brasil, Desali propõe uma narrativa sobre o presente, pautada pela exclusão social e a segregação dos espaços urbanos nas grandes cidades.

Paralelamente, Desali e o Grupo Entre Aspas apresentam 100 fotografias das ações urbanas realizadas pelo coletivo durante 14 anos de existência, além de uma instalação com múltiplas projeções e uma ação construtiva escultórica com terra e outros objetos encontrados na rua.

“É muito simbólico trazer o Entre Aspas, um grupo de ação urbana, que se apropria do lixo e do descartado para dentro do espaço privado em tempos de pandemia, reclusão e isolamento”, afirma Manu.

Foto: Divulgação

Com obras compostas por uma matéria física e simbólica que, segundo seus realizadores ocorre na cidade de forma efêmera e escultórica, a exposição se destaca por um repertório que, segundo Angela Martins, diretora da AM Galeria, condiz com o que há de melhor no contexto artístico atual.

Para Manu, os fatores pandemia, isolamento e quarentena, trazem uma reflexão justamente sobre a impossibilidade de acontecer e de estar na rua, trazendo para dentro da galeria com diferentes linguagens, um pouco da história de Desali e do Grupo Entre Aspas.

Foto: Divulgação

Serviço:

Exposição: “Rua Mútua – Retrospectiva Grupo Entre Aspas + Desali”

Data: 03 a 31 de outubro.

Local: AM Galeria de Arte | Rua do Ouro, 136, Serra – Belo Horizonte (MG).

Horário: Segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h30.

Agendamento: O agendamento pode ser feito em dois telefones: 31 3223-4209 e 11 99233-1138. Pode ser feito também por e-mail: contato@amgaleria.com.br. São 20 agendamentos para cada grupo de 30 minutos.

Mais de Cultura