Top

Exposição celebra 100 anos da visita real belga no Brasil

Foto: Divulgação

Os passageiros que circulam pela Estação Higienópolis-Mackenzie da Linha 4-Amarela têm a oportunidade de ver a exposição “Centenário da Visita Real ao Brasil“. A iniciativa é uma parceria da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, com o Consulado Geral da Bélgica e celebra os 100 anos da visita da família real belga ao Brasil.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Tendo como principal objetivo o agradecimento pelo apoio durante a Primeira Guerra Mundial e o estreitamento das relações entre os países, a viagem histórica foi a primeira visita de um soberano ao Brasil desde a Proclamação da República. A bordo do encouraçado São Paulo, o então Rei Albert I e a Rainha Elisabeth da Bélgica desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro em 19 de setembro de 1920 para um mês de agenda dos mais variados compromissos, desde encontros diplomáticos até mergulhos no mar e partidas de futebol.

O Cônsul-Geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders, esteve presente na exposição em cartaz na Estação Higienópolis-Mackenzie e destacou a importância da diplomacia entre as duas nações retratada pela mostra: “A visita real belga foi um grande marco para a relação entre a Bélgica e o Brasil. Apesar de datar de muito antes, foi durante essa passagem que os laços entre ambos os países tornaram-se ainda mais fortes e assim seguem até os dias de hoje”, diz Branders.

Foto: Divulgação

A exposição conta com 20 imagens distribuídas em painéis estilo curva, de aproximadamente 2 metros de altura, a apresenta relatos e ilustrações feitas a partir de um álbum que foi entregue como presente aos visitantes, além de alguns postais correntes à época das solenidades.

Para Juliana Alcides, gestora de sustentabilidade da ViaQuatro, a iniciativa é um incentivo para ampliar o acesso à informação e conhecimento. “Além de um transporte seguro e confortável, nosso objetivo é oferecer às pessoas que circulam pela Linha 4-Amarela oportunidades de contato com diversas manifestações artísticas e culturais que existem em São Paulo”, diz.

Foto: Divulgação

Para evitar aglomerações, seguindo recomendações da Organização Mundial da Saúde, a mostra também está disponível na página oficial da concessionária no Facebook, ao longo do período de exposição (http://www.facebook.com/ViaQuatroSP).

Serviço – Exposição “Centenário da Visita Real ao Brasil”:
Onde: Estação Higienópolis-Mackenzie
Data: até 10 de outubro

Mais de Cultura