Top

Bolsa de Arte e Choque Cultural apresentam pinturas de Jaca e Zimbres

Foto: Divulgação

Bolsa de Arte e Choque Cultural apresentam, a partir de 1º de outubro, a exposição “Desenhomatic LTDA” com pinturas assinadas em conjunto pelos artistas Jaca e Zimbres. A mostra conta com vídeos, entrevistas e conteúdo por meio do Instagram @galeriabolsadearte.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

A mostra compõe-se de sete telas de grandes dimensões. Cinco das telas expostas foram produzidas durante uma residência artística em Porto Alegre, em 2019, no Museu do Trabalho e outras duas foram realizadas já durante o período da pandemia entre São Paulo e Porto Alegre.

Foto: Divulgação

“Desenhomatic LTDA” é resultado de alguns anos de experiência colaborativa entre os artistas, que já se encontraram em diferentes momentos para produzir juntos, dividindo os mesmos objetos de criação. “Desenhomatic” é um estúdio de criação imaginário, por meio do qual a dupla se expressa em sintonia, num processo criativo integrado e sincrônico, mas ao mesmo tempo caótico e dissonante, de onde saem obras plásticas sui generis, sejam peças em papel, colagens, assemblages ou as grandes telas que estão sendo expostas na Bolsa de Arte em São Paulo, na versão virtual e presencial, partir de 1 de outubro de 2020.

Foto: Divulgação

A autoria é uma das principais questões levantadas pelas pinturas expostas. Os dois artistas explicam o processo criativo envolvido na produção das obras, como um diálogo íntimo entre diferentes universos, por meio do qual vão surgindo intersecções, apagamentos, interferências e rasuras. Entre os autores, fica claro que existe liberdade de atuação das partes e que pode haver até mesmo um a certa provocação inclusa na conversa visual que se estabelece no processo.

Numa das visitas ao ateliê do Jaca, por exemplo, o artista confessou ao curador Baixo Ribeiro, com certo humor, que estava enviando a tela que acabara de pintar e que não havia deixado nenhum espaço para ser preenchido pelo Zimbres e, que se ele quisesse se colocar naquela pintura, poderia pintar tudo de branco que não haveria qualquer problema. Zimbres respondeu que não haveria problema algum, que se fosse preciso ele pintaria por cima mesmo.

Foto: Divulgação

Assim, com um desprendimento controlado, cada artista retoma a narrativa que foi deixada pela participação anterior do outro artista e desvia a história para outro caminho, refazendo a narrativa que, ao longo de um encadeamento de desvios consentidos, vai chegar num novo lugar que não faz mais parte dos universos autorais nem de Jaca nem de Zimbres.

Os dois artistas fazem confluir universos que, aparentemente não teriam qualquer semelhança gráfica ou técnica, nem alguma semelhança na gestualidade ou na tipologia cromática. Os artistas encontram os pontos de confluência no contraste mesmo, procuram se encontrar nas diferenças. O pintor Jaca e o desenhista Zimbres.

Os artistas já se admiravam mutuamente, mas só se conheceram pessoalmente na época em que Zimbres editava a revista Animal e decidiu publicar uma história roteirizada por Adão Iturrusgarai e desenhada por Jaca. Mas o processo de colaboração criativa entre os dois artistas começou em 2012, numa residência artística ocorrida no Sobrado Dr. José Lourenço, instituição cultural em Fortaleza, se consumaria o ato da primeira produção a quatro mãos realizada sobre capas de discos de vinil encontradas em sebos locais. Depois, nos anos seguintes, outros encontros criativos aconteceriam: no Rio de Janeiro, na Editora Bolha e em São Paulo, na Feira Plana, além da exposição realizada em 2019,  em Porto Alegre, no Museu do Trabalho – local onde foram produzidas cinco das telas da exposição.

Desenhomatic LTDA

Artistas: Jaca e Fábio Zimbres.

Curadoria de Baixo Ribeiro.

Data: de 1º de outubro a 24 de dezembro de 2020.

Bolsa de Arte

Rua Mourato Coelho, 790, Vila Madalena, São Paulo.

Tel.: (11) 3812-7137.

Ter. a sex., 13h/17h. Sáb., 12h/16h.

www.bolsadearte.com.br | Ambiente acessível

Mais de Cultura