Top

“Rua Walls”: exposição de murais a céu aberto estreia na Zona Portuária do Rio

CHICA (Mural 13) – “A selva colorida que eu tenho na cabeça”.

O “Rua Walls”, projeto de arte pública, inaugura sua exposição nesse domingo (27.09), na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Para que os passantes possam aproveitar o espaço ao ar livre, a avenida Rodrigues Alves estará fechada entre às 08h e às 12h, nos dois sentidos.

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Cobrindo mais de 1,5km da via, a ação contou com a participação de 18 artistas e com uma equipe de produção composta 85% de moradores da região. No total, foram consumidos 5 mil litros de tinta e 2 mil latinhas de spray, nos 16 murais.

SRC (Mural 05) – “A natureza brincando com o Homem”.

Mais do que uma exposição artística, a iniciativa serve como ferramenta de revitalização da região e movimentação da economia local, impactada pela crise do coronavírus.

Os artistas que deixaram suas obras expostas nos muros dos armazéns do Porto foram: Agrade Camís, Amorinha, Bruno Lyfe, Célio, Chica Capeto, Diego Zelota, Doloroes Esos, Flora Yumi, Igor SRC, Leandro Assis, Luna Bastos, Mariê Balbinot, Marlon Muk, Miguel Afa, Paula Cruz, Thiago Haule, Vinicius Mesquita e Ziza.

O projeto existe há mais de 10 anos e desenvolve na região ações de revitalização urbana associada ao desenvolvimento social por meio da arte.

AMORINHA (Mural 01) – “Acredito muito no poder da representatividade das imagens, por isso e de quebra adiciono elementos da cultura hip hop, por ser muito influente no que produzo.” Difícil reduzir a uma frase, mas poderia ser simplificadora para: “o poder da representatividade negra”.

MUK (Mural 03) – “Do plantio à colheita, vem o pão de cada dia!”

MARIÊ (Mural 02) – “Meu mural representa as mulheres que levo sempre comigo e que me dão força pra seguir. Que seja um espelho onde outras mulheres possam encontrar essa inspiração e se sentir mais fortes.”

ZIZA (Mural 04) – “Um encontro a nossa ancestralidade”.

AFA (Mural 06) – “Essa obra vem de uma pesquisa que eu faço , sendo uma síntese que eu faço dentro da pintura, falando sobre Afeto!”.

Vinicius Mesquita (Mural 07) – “O poder das mão – Do fazer ao comunicar”

LEBASSIS e PAULA CRUZ (Mural 08) – “A positividade e o humor cariocas pelas gírias de quem mora na cidade!”.

FLORA YUMI (Mural 09) – “O processo de germinar, crescer, observar, sentir e principalmente, relembrar a nossa capacidade de renascer todos os dias”.

LUNA BASTOS (Mural 10) – “O mural representa persistência , perseverança e força.”

ESOS (Mural 11) – “Esse mural, além de ter como localização um porto, também tem como conceito a profundidade, a imersão e faz alusão a todo esse momento que estamos tendo que aprender no ano de 2020”.

LYFE (Mural 12) – “Elas” – “Quero trazer pro projeto um pouco da linguagem que tenho explorado recentemente nos meus trabalhos, que são questões de relações humanas, como por exemplo a empatia o afeto e seus opostos, utilizando de elementos da natureza e do cotidiano como metáfora para tal.”

CAMIZ (Mural 14) – “Esse é um lembrete que já escrevi em post-it, anotei no caderno, mas ela é tão importante que eu precisei escrever bem grande na minha cidade pra que eu não me esqueça mais!”

CÉLIO (Mural 15) – “Maktub”. Palavra árabe que significa “já estava escrito”, “tinha que acontecer”.

HAULE e DIEGO DEUS (Mural 16) – “Um país e a sua multicultura”

Mais de Cultura