Ras Soto lança mixtape com músicas produzidas em diversos países
Foto: Renata Teixeira
Dizem por aí que é possível viajar pelo mundo sem sair do lugar. A nave mãe desta jornada? A música. Ras Soto, moçambicano com quase duas décadas de experiência no circuito underground, é um discípulo do reggae de Bob Marley e, também, um forte candidato para a condução dessa aventura: Soto vive o auge de sua carreira com a chegada do lançamento da mixtape “Ras Soto World Wide Vol.1” (Ras Soto No Mundo), título que será apresentado ao público em live com participação do DJ Magrão em 24 de outubro, às 19h, via Youtube e Facebook. Na mesma data as músicas estarão disponíveis em todos os serviços de streaming.
O nome do trabalho não é mera metáfora. As 13 músicas que compõem o repertório foram criadas em parcerias com produtores do Brasil, África do Sul, Argentina, Espanha, Estados Unidos, Japão eMoçambique. Trata-se de um trabalho que reúne diversas heranças culturais em torno da reggae music e das mensagens da crença rastafári, sempre pautadas no amor, na paz e na união dos povos.
Um pequena prévia está disponível no Youtube em clipe da faixa “Accept my Love”.
Outras faixas do trabalho possuem ou ganharão vídeoclipes. No último dia 21 foi lançado o clipe da música “Love is Better”, uma parceria com o produtor argentino King Robot. Já no dia no dia 20 de novembro será lançado o clipe da música “Jah Love” em parceria com o produtor japonês Humming Bird.
Chegar ao lançamento de “Ras Soto World Wide Vol.1” é resultado de uma longa e bem-sucedida carreira. Morando no Brasil desde 2019, Soto “percorreu o mundo” com parcerias feitas ainda enquanto residia em sua terra natal. Destacou-se, desde cedo por sua postura quanto às causas sociais de seu país, algo sempre expresso em sua arte. Sua discografia já contém o álbum “Love is Solution” (2014) e a mixtape “Dancehall Time” (2019).
Apesar de sua longevidade, Ras Soto reconhece que sua mudança para o Brasil contribuiu para seu amadurecimento profissional. “Desde a minha chegada ao Brasil, em novembro de 2019, tenho vivido a música intensamente. As parcerias vieram naturalmente, quando passei a divulgar minhas composições nas redes sociais por meio de vídeos caseiros. Os produtores começaram a me escrever, a dizer que queriam a minha voz em seus projetos e, quando vi, já tinha realizado muitas parcerias”, diz.
A vinda definitiva ao Brasil se deu por meio de um convite do Centro Cultural da Juventude (CCJ), em novembro de 2019, ocasião em que foi chamado para lançar sua mixtape “Dancehall Time” na programação especial do mês da Consciência Negra. Hoje, Soto vive na cidade de São Paulo em companhia de sua esposa.
Ainda como parte da programação do lançamento de “Ras Soto World Wide Vol.1”, o artista promoverá uma série de lives de Instagram, que serão realizadas semanalmente a partir do dia 1º de outubro no perfil @ras_soto, durante as quais irá apresentará seus produtores parceiros e refletirá, em interação com o público, sobre o processo de criação de suas novas músicas. Esse ciclo será encerrado com o lançamento da mixtape, no dia 24 de outubro. Ele também busca, nestes encontros virtuais, espalhar sua mensagem sobre a música que ama: “O reggae music é um gênero musical muito versátil e inclui desde o nyabinghi, que é a forma tradicional, o estilo roots que é muito conhecido no Brasil, além de estilos mais modernos como Dancehall, Ragga Muffin, dentre outros. Com esse projeto, quero apresentar ao meu público que o raggae music é universal não somente para os membros do rastafári”.