Top

Pinacoteca de São Paulo abre inscrições para curso de história da arte

Obra Feitiço para salvar a Raposa Serra do Sol , de Jaider Esbell, que estará na nova apresentação da coleção – Foto: Cortesia do artista

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, disponibiliza, a partir do dia 26 de setembro de 2020, no site da Pina, as inscrições para o Curso Livre de História da Arte da Pinacoteca. Este ano, toda a programação acontecerá online e propõe percursos sobre a nova exposição da coleção do museu que será inaugurada após a reabertura e ocupará 19 salas divididas entre o primeiro e o segundo andar do Edifício da Pina Luz.

Ao todo, 250 vagas estão sendo ofertadas. Dessas, 20 vagas gratuitas são para professores da rede pública de ensino e 20 vagas para educadores sociais, mediante apresentação de comprovante do cargo e carta de intenção por meio do e-mail cursos@pinacoteca.org.br. As inscrições com gratuidade para o segundo módulo serão válidas para e-mails recebidos somente a partir do dia 26 de outubro.

O curso é realizado em dois módulos que poderão ser cursados de maneira independente. O objetivo é apresentar as ideias principais que norteiam a nova montagem do acervo, explorando em especial conceitos como Corpo e Território, que orientam a organização dos núcleos da mostra.

As aulas serão apresentadas pela equipe do Núcleo de Curadoria e Pesquisa da Pinacoteca, contando ainda com duas participações externas: Yuri Quevedo, pesquisador que atuou como assistente de curadoria do projeto para a nova exposição do acervo da Pinacoteca, e Luciara Ribeiro, educadora, pesquisadora e curadora independente.

O projeto curatorial da nova exposição da coleção mescla tempos históricos e técnicas artísticas, debate a representatividade de artistas mulheres, afrodescendentes e indígenas no acervo, investiga as relações entre arte e sociedade, bem como a representação da paisagem natural e do espaço urbano. A mostra é toda construída sobre diálogos entre obras, entre artistas, entre cronologias, estratégia testada por muitos anos pelos programas educativos.

Mais de Cultura