Top

Bibi Tatto, cantora e YouTuber, fala sobre o espaço das mulheres no mundo dos games: “Necessária essa evolução”

YouTuber e cantora Bibi Tatto – Foto: Divulgação

“É muito legal quando recebo mensagens de meninas contando que tinham vontade de jogar com o irmão, mas tinham muita vergonha. É necessário ver essa evolução e fazer parte desta desconstrução de cada um.”

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A frase acima foi dita por Bibi Tatto em entrevista ao Site RG na última semana por Zoom, enquanto ela ia de um compromisso para outro durante a correria do dia a dia. A youtuber e cantora de 20 anos acumula mais de 10 milhões de seguidores no YouTube, e mais de 8 milhões no Instagram e no TikTok.

Com o início da sua carreira apontando para o mundo dos games, Bibi – dona de três canais de vídeos gigantescos – foi uma das primeiras meninas a compartilharem vídeos jogando na internet. Quando começou, a maioria era masculina. Entretanto, hoje, o cenário mudou para melhor e cada vez mais garotas se aventuram neste mundo.

Para ela, a tendência é melhorar. “Foram pequenos avanços que foram muito bons e mudaram todo o cenário. E a tendência é só melhorar.”

Inclusive, ela mesma. A influenciadora digital conta que se considera feminista e acredita na igualdade de gêneros, mas já foi uma grande reprodutora de pensamentos machistas. “Eu, quando era menor, falava diversas coisas preconceituosas e machistas que eu jamais falaria hoje em dia.”

A mudança, na visão dela, deve ser entendida como um processo de constante desconstrução, mudança e contato com novas culturas. Só assim se consegue chegar ao lugar ideal. “Ninguém muda da noite para o dia, é tudo bem gradual quando se fala de desconstrução. Muitas das vezes, a pessoa foi criada com um pensamento machista, preconceituoso dentro de casa.”

Se aventurando no mundo da música desde 2017 com a ajuda do produtor Rick Bonadio, Bibi não quer parar. Além de viver intensamente sua carreira no YouTube, ela quer se aventurar na televisão. “Se me chamassem para apresentar um programa de TV, eu com certeza diria sim.”

Entre as próximas novidades, ela estará no elenco principal de um novo filme focado no público da internet do Net Now chamado “Alice no País da Internet”, que misturará música e atuação e terá Lucas Salles, Gusta e Lorena Queiroz (de “Carinho de Anjo”).

Veja na íntegra o papo do Site RG com Bibi Tatto

YouTuber e cantora Bibi Tatto (Foto: Divulgação)

 

RG – Você está bem? Como foram estes meses de quarentena?

Bibi Tatto – Tudo bem, tudo certo. Passei bastante tempo na casa dos meus pais mas, agora, já estou ficando sozinha porque tenho saído para fazer trabalhos e melhor evitar expôr eles a qualquer coisa, né? Preferi assim!

RG – Entendi. E como ficou sua parte criativa nestes meses todos? Conseguiu produzir músicas e conteúdos para o seu canal no YouTube?

Bibi Tatto – Foi bem desafiador porque eu fazia tudo com a ajuda de uma equipe, né? O QG, onde gravo, tem uma galera bem boa de produção. Agora, quando eu precisei fazer tudo de casa, foi um pouco mais difícil porque eu tinha perdido o costume, mas consegui me adaptar bem rápido.

RG – Você começou seu canal no YouTube em 2012 sobre o mundo dos games. Como foi seu primeiro contato com esse universo? Alguém te incentivou?

Bibi Tatto – Eu jogava bastante um jogo chamado Minecraft e, de pesquisar bastante sobre ele na internet, conheci várias pessoas que gravavam vídeo jogando e postavam no YouTube. Meu irmão jogava também e ele me incentivou a fazer meu canal mostrando meus jogos. Nessa, eu criei o canal e deu muito certo.

RG – E hoje em dia seu conteúdo segue somente dentro do universo dos games?

Bibi Tatto – Agora eu tenho três canais no YouTube. O “Bibi Games”, eu mantenho meus conteúdos sobre games. Tenho também um canal que eu posto coisas sobre dublagens, paródias, vídeos com convidados, tem um quadro meu chamado “Casa Terapia”. Esse é um canal de quadros e produções mais elaboradas. Fora esses dois, eu tenho meu canal de daily vlog, que eu mostro basicamente meu dia a dia. Hoje em dia, como eu produzo para vários lugares, como Instagram e TikTok, eu costumo dizer que eu sou “produtora de conteúdo para internet” e cantora.

RG – Somando todos essas plataformas, quantos seguidores você tem hoje em dia?

Bibi Tatto – No Youtube, somando todos os seus canais, já passei de mais de 10 milhões de seguidores. Já no Instagram e no TikTok, tenho 4 milhões em cada, mas, em breve, a rede social chinesa vai passar.

RG – E como é que você, tendo apenas 20 anos, se sente com outras meninas se espelhando nas coisas que você faz? Isso te preocupa?

Bibi Tatto – Na verdade, eu sempre bati na tecla desse lance de não ter coisa de menino e coisa de menina, sabe? Tanto que, por exemplo, eu tenho um jeito de vestir que é muito único meu e pode ser visto como “masculino”, digamos assim. Mas, para mim, não tem essa de roupa feita para homens e para mulheres. É tudo tecido. O que muda é o jeito que ele está no seu corpo. Se eu me sinto confortável com roupas mais largas, eu vou usar isso. Se eu gosto de futebol, eu vou jogar futebol. Mensagens e pensamentos como esse sempre estiveram presentes no meu conteúdo.

YouTuber e cantora Bibi Tatto (Foto: Divulgação)

RG – Legal! E você já teve relatos de meninas que se inspiraram em você para fazer alguma coisa que não estavam totalmente motivadas?

Bibi Tatto – Demais, já recebi várias. Por exemplo, jogar videogame. Antigamente, era muito tabu meninas se aventurarem nisso. Hoje em dia, é bem dividido, né? Existem muitos meninos e muitas meninas também no mercado dos games. Antigamente era muito menor a proporção e eu fico feliz demais em ter participado desta construção. É muito legal quando eu recebi mensagens de meninas contando que tinha vontade de jogar com o irmão, mas tinha muita vergonha. É muito legal ver essa evolução e fazer parte desta desconstrução de cada um.

RG – Você sente que a cabeça dos jogadores e das jogadoras mudam de 2012, que foi quando você começou, para os dias de hoje?

Bibi Tatto – Sinto, muito. O mercado foi se adaptando em todos os sentidos, tanto de como as mulheres começaram a ser tratadas no mundo dos games ou a quantidade de mulheres que começaram a jogar. Foram pequenos avanços que foram muito bons e mudaram todo o cenário. E a tendência é só melhorar.

RG – Você acha que o momentos de jogo são os certos para tentar desconstruir um amigo ou amiga que está jogando com você e foi preconceituoso?

Bibi Tatto – Acho que tem que ser falado na hora. Os jogos são ambientes democráticos e pode ser que, falando na hora que acontece algo, a pessoa pode entender que falou algo ruim e melhorar, sabe? Eu penso que é todo um processo. Ninguém muda da noite para o dia, é tudo bem gradual quando se fala de desconstrução. Muitas das vezes, a pessoa foi criada com um pensamento machista, preconceituoso dentro de casa. Eu, quando era menor, falava diversas coisas preconceituosas e machistas que eu jamais falaria hoje em dia. Tudo tem que ser conversado de uma forma muito madura, para que todos entendam da melhor forma possível, para que ambas as partes estejam de coração para evoluir.

RG – Você se considera uma mulher feminista?

Bibi Tatto – Sim. Você se considerar uma pessoa feminista é acreditar na igualdade entre os dois sexos e é isso que eu acredito. Sei que tem toda uma construção e pensamentos extremidades em todos os assuntos, mas eu sou a favor da igualdade.

RG – Aproveitando que estamos neste tema, como você enxerga o papel do homem na luta feminista?

Bibi Tatto – De aliados mesmo. Literalmente apoiar quando você vê uma mulher passando por uma situação machista e dar um toque em um amigo homem que falar algo machista. Deixar as mulheres falarem e escutar as mulheres porque, quase sempre, os homens só ouvem os próprios homens. Dar ouvido às mulheres.

YouTuber e cantora Bibi Tatto (Foto: Divulgação)

RG – Você também tem se aventurado na música, né? Como começou isso?

Bibi Tatto – Desde pequena, minha família sempre foi muito musical. A gente cantava na igreja, minha avó era uma cantora incrível. Sempre tinha karaokê nas festas de família. Sempre foi muito presente na minha vida. Comecei a fazer aula de violão no colégio também. Fui sendo inserida neste mundo até que, uma vez, quando estava fazendo uma viagem em família, eu e meu irmão participamos de show de talentos que tinha no cruzeiro. Tínhamos 9 anos e foi um dos inícios. Quando eu já estava fazendo conteúdos na internet, eu soltei um cover que o pessoal gostou muito e pediu mais. Foi, aí, que eu passei a lançar alguns covers até eu lançar minha primeira música autoral, que foi em 2017, salvo engano.

RG – De lá para cá, você fez muita coisa?

Bibi Tatto – Lancei diversas músicas solo de 2017 para cá e, no fim do ano passado, eu estreei meu primeiro EP chamado “Sua Metade”. E depois dele já lancei mais dois singles. Todo meu trabalho autoral foi com o Rick Bonadio, que também produz com meu irmão.

RG – Além da música e do YouTube, você tem anseio de se aventurar em outros lugares do mundo artístico?

Bibi Tatto – Eu tenho três grandes vontades que eu sempre deixei muito claro para quem me segue. A primeira delas é atuar em uma série ou filme musical, que eu realizei há pouco tempo. Eu estou no elenco de um filme musical que vai lançar em breve que se chama “Alice no País da Internet”. É tudo muito novo para mim porque eu nunca tinha atuado, mas sempre tive essa vontade, e foi uma experiência incrível. A segunda coisa que queria fazer também é dublar um desenho infantil. E a terceira é continuar me aventurando no mundo da música. Fora isso, eu sou uma pessoa muito curiosa. Se me chamassem para apresentar um programa de TV, eu com certeza diria sim.

RG – Esse filme, você pode contar mais detalhes?

Bibi Tatto – Eu não tenho muitas informações concretas, mas pelo o que eu sei entrará no Net Now e terá muitas pessoas legais no elenco, como pessoas da internet e humoristas, como Lucas Salles, Gusta, Lorena Queiroz (de “Carinho de Anjo”).

 

Mais de Cultura