Top

Miro ganha exposição inédita para celebrar 45 anos de carreira na fotografia

Foto: Divulgação

Os 45 anos de carreira do fotógrafo Miro são celebrados com a exposição “Outros Retratos em Branco e Preto“. Doze obras do artista podem ser conhecidas na Galeria Jarouche ou no tour virtual no site da Micasa. Veja aqui!

Foto: Divulgação

As imagens da mostra foram todas produzidas nos anos 70 e 80. “Minha fotografia é mais importante que minha figura. É ela que deve aparecer”, avalia. O texto que apresenta a exposição é do publicitário Washington Olivetto (leia na íntegra abaixo).

Foto: Divulgação

A assinatura dos retratos de Miro é registro de um estilo assim como suas imagens únicas de natureza morta.

Entre seus trabalhos destacam-se as campanhas de moda para Forum, Zoomp , Maria Bonita, Huis Clos e premiadas campanhas publicitárias para Unibanco, Boticário, Melissa, Bradesco, GM, Smirnoff e o lançamento da Lycra no Brasil.

Foto: Divulgação

Outros retratos em branco e preto

Jacques-Henri Lartigue, Henri Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Richard Avedon, Pierre Verger, Robert Capa, Walter Firmo, Helmut Newton, W. Eugene Smith, Otto Stupakoff, Patrick Demarchelier, Alberto Korda, Evandro Teixeira, Elliott Erwitt, Brassaï, Bob Gruen, Annie Leibovitz e Azemiro de Souza, o Miro.

Foto: Divulgação

Grandes fotógrafos sempre amaram o preto e branco.

“A melhor explicação para essa paixão, ensina que quando alguém vê uma foto colorida, o cérebro automaticamente lança uma série de comandos para que os olhos possam entender todas as cores que existem na imagem. Azul, amarelo, vermelho, diferentes tons e texturas. Isso faz com que inconscientemente o observador perca a concentração. Ele pode até achar que está vendo a imagem como um todo, porque está enxergando tudo que existe nela, mas por conta da variedade das cores, o foco não está naquilo que está sendo retratado de fato.

Foto: Divulgação

Já no preto e branco é diferente. A ausência das cores significa ausência de informação: com a ausência de informação o foco se amplia e o observador consegue, dessa forma, enxergar tudo, de fato.

Miro sempre soube dessa superioridade do preto e branco, na teoria e na prática. No racional e no intuitivo.

Extremamente culto e informado, mesmo convivendo durante anos com uma surdez precoce, Miro sempre ouviu absolutamente tudo. E sempre falou pouco e baixo. Apenas o necessário.

Foto: Divulgação

Suas fotos não valem por mil palavras porque são feitas para dizer única e exclusivamente o que deve ser dito. Sem verborragias visuais.

Essas 12 grandes fotos, que para esta exposição se transformaram também em 12 fotos grandes, foram feitas por Miro nos anos 1970 e 1980, quando seu trabalho era considerado moderno.

Foto: Divulgação

O tempo provou que na verdade já era eterno.”

Washington Olivetto
Direto de Londres

Mais de Cultura