Top

Galeria Jaqueline Martins abre espaço físico em Bruxelas

Foto: Divulgação

A Galeria Jaqueline Martins, espaço de pesquisa, documentação e exibição de produção artística contemporânea fundada em São Paulo, anuncia a abertura de seu primeiro espaço físico fora do Brasil. A filial terá sede em Bruxelas, Bélgica, escolhida por sua localização estratégica na Europa e pela forte tradição às práticas conceituais.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Yuri Oliveira será o sócio de Jaqueline Martins no novo projeto. Com ampla experiência no mercado internacional, onde atua desde 2007, Oliveira trabalhou com grandes nomes da arte internacional, desenvolvendo projetos e exposições entre a Europa, América Latina e América do Norte.

“Estou muito feliz com a chegada de Yuri. Será um prazer desenvolver e trabalhar juntos novos projetos” diz Jaqueline.

“Sempre admirei a Galeria Jaqueline Martins por sua originalidade e notável programa. É uma honra me associar à Jaqueline neste momento tão importante de expansão e presença internacional. Uma missão particularmente desafiadora e estimulante nas circunstâncias atuais,” diz Oliveira.

Jaqueline Martins e Yuri Oliveira – Foto: Divulgação

Os galeristas consideram que o momento que estamos vivenciando precisa ser respeitado, mas assim como a história de alguns artistas no programa da galeria, é preciso continuar trabalhando para transformar utopias em ação e permanecer motivados existencialmente.

Mantendo como diretriz principal o estímulo às práticas artísticas caracterizadas pelo conceitualismo, e por sua postura crítica e muitas vezes subversiva, a Galeria Jaqueline Martins vem desenvolvendo desde a sua inauguração em 2011 um programa de investigação em torno das produções artísticas realizadas durante o período da ditadura no Brasil, em particular nas décadas de 1970 e 1980. Ao integrar práticas que confrontam a cena contemporânea em seu programa de exposições, a galeria contempla revitalizar o debate que compreende ações artísticas como zona de contato para o exercício de mudanças estéticas, sociais e políticas.

Desde a sua abertura, a galeria sempre teve a internacionalização de seus artistas e a Europa no centro de suas decisões. Participa das principais feiras internacionais do mercado de arte com Frieze London, Frieze New York, Art Basel e Arco Madrid. Seus artistas estão presentes nas principais coleções institucionais europeias como Tate Modern (Londres), Reina Sofia (Madrid), Migros Museum (Zurich), Castello di Rivoli (Turim) e Verbund Sammlung (Viena). Atualmente, tem exposição individual dos artistas Adriano Amaral em Rotterdam e Charbel Joseph H. Boutros em Gent, Bélgica.

A relação histórica entre artistas e museus em torno da produção de arte conceitual foi um dos motivos naturais para abrir um espaço físico na Europa, segundo a fundadora Jaqueline. “Entre os muitos privilégios de estar em Bruxelas está a facilidade de deslocamento para cidades igualmente importantes para o desenvolvimento do nosso mercado, como Paris, Londres e Amsterdam,” explica.

A galeria de Bruxelas abre as suas portas com exposição de Hudinilson Jr, um dos principais artistas brasileiros de sua geração, não só por sua produção que influenciou a cena artística brasileira entre as décadas de 1970 e 2000, mas pelo seu papel ativo em coletivos e exposições experimentais. No final da década de 1970, o artista explorou a xerografia, técnica pela qual ficou conhecido.

A segunda exposição em Bruxelas está programada para o final de janeiro 2021, com a artista Ana Mazzei, que ganha individual também no espaço de São Paulo em 26 de setembro deste ano. Para esta exposição está prevista a colaboração de artistas de teatro, música e dança, com performances e happenings acontecendo de forma silenciosa e se revelando na documentação fotográfica da exposição.

Em abril 2021, Bruxelas irá receber obras da artista Lydia Okumura. A exposição será dividida em dois momentos: no primeiro mês como individual com pinturas dos anos 1980 e instalações dos anos 1970. A partir de maio, a exposição será reconfigurada para dialogar com fotógrafos modernistas.

Mais de Cultura