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Pesquisa: Instagram vira saída para a divulgação das peças digitais

Fonte: Buzzmonitor

A pandemia acabou influenciando a realização de eventos em todo o mundo, principalmente no Brasil, que hoje é um dos epicentros da Covid-19. E o teatro foi um dos que mais precisou sofrer adaptações em relação à pandemia, uma vez que o cinema foi “substituído” pelos serviços de streaming doméstico e os shows de música foram realizados através de lives pela internet ou via drive-in.

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Para entender os desafios do teatro e seu provável retorno, a Buzzmonitor analisou 16.426 publicações com o termo teatro nas principais redes sociais (Twitter, Facebook e Instagram) em 30 dias (11.08 até 11.09).

Podemos perceber que o número de pessoas que defendem a volta do teatro como positiva é incrivelmente baixo, sendo representada apenas por 8.6% das menções. Enquanto a maioria (representada por 52.8%) permanece neutra. Outros 38.7% possuem um sentimento negativo sobre o tema, parte do público que de fato não se sente a favor da volta ao teatro, considerada precipitada devido ao atual momento da pandemia.

Analisando o lado negativo das publicações fica cada vez mais evidente a associação da defesa para que o teatro não volte a funcionar agora, com a pandemia e o momento crítico de saúde que o Brasil vive atualmente.

Foto: Pixabay

Palavras como pandemia (com 6%), covid (com 4%) e saúde (com 3%) inteiramente ligadas à palavra teatro (com 38%) mostram como o público reage mal à possível volta aos palcos.

Se por um lado a volta aos palcos parece precipitada, para alguns grupos teatrais há uma saída: o teatro digital foi a maneira encontrada para algumas companhias voltarem à atividade, levando para as telas obras que o público estava acostumado a ver no tablado.

Essa saída que parece ser a mais comum em época de isolamento social, aparece no nosso grafo de palavras inteiramente ligada a palavras como espetáculo e Brasil.

Outras palavras que aparecem vão de encontro a menções negativas quanto à volta do teatro. Observem que, palavras como: eventos, shows e cinemas, podem indicar que a discussão aberta no início de agosto, pedindo o cancelamento dos grandes eventos agendados para o final do ano no Brasil, ainda está presente.

Olhando para o Twitter conseguimos identificar de qual estado os 10.873 usuários estão falando de acordo com sua identificação no perfil. Com base nessas informações foi possível identificar que, São Paulo (29%) e Rio de Janeiro (18%) são os estados que mais falam sobre o assunto. Logo atrás com 8% temos Minas Gerais seguido de Paraná e Rio Grande do Sul, ambos com 5% desses usuários. Como podemos ver no gráfico, a mobilização acaba atingindo o país inteiro.

Falando em Twitter, a rede social foi a que teve mais movimentação sobre o termo teatro dentro do período monitorado com 72%. O Instagram aparece logo atrás, com 21.6% e, por último, o Facebook, com 6.5%.

Um fato curioso é que o Instagram acabou sendo uma rede social muito boa para divulgação das peças digitais ou até mesmo para publicá-las (quando a mesma respeita o limite de tempo da rede social).

Fonte: Buzzmonitor.

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