Top

Primeira série steampunk brasileira estreia por streaming

Foto: Divulgação

A série “A Todo Vapor!”, primeira produção steampunk no Brasil, chega à plataforma Amazon Prime, através da distribuidora O2 Play. A primeira temporada, que teve sua produção independente, conta com 8 capítulos de 20 minutos e traz personagens da literatura clássica brasileira como inspirações para seus super-heróis protagonistas, em um cenário de fantasia, mistério e aventura.

Com criação de Felipe Reis e Enéias Tavares, e baseado no  enredo do universo transmídia de Brasiliana Steampunk, “A Todo Vapor!” conta a história de uma equipe de investigadores do oculto, composta por Juca Pirama, Capitu Machado, Vitória Acauã, Doutor Benignus, Bento Alves e Sergio Pompeu, entre outros personagens, que se juntam para solucionar crimes e assassinatos numa São Paulo retrofuturista.

“A ideia chegou de uma força muito espontânea e quando percebi, já estávamos criando esse projeto incrível. Nós estamos buscando revolucionar o modo como vemos nossos heróis clássicos, reinventados em um estilo super-heroico voltado para o público jovem e adulto”, conta Reis, produtor, diretor e ator do projeto.

A produção, que teve início em 2017, contou com todos os aspectos do gênero steampunk adaptados para história e a geografia nacional do início do século 20, priorizando locações que ajudaram a desvelar a memória e o patrimônio urbanístico das cidades. O gênero, que é uma ficção científica ambientada em um passado alternativo no qual a tecnologia a vapor evoluiu com grande velocidade, já é conhecido no Brasil e está cheio de admiradores.

“Todo ano é organizado a SteamCon, em Paranapiacaba, que traz muitos admiradores, mas nunca tivemos uma produção audiovisual do gênero. Fico feliz que os streamings estão abertos a isso e podemos divulgar um trabalho tão bonito quanto este”, comenta o diretor.

Com um elenco composto por Felipe Reis, Thais Barbeiro, Pamela Otero, Alessandro Imperador, Antonio Destro, Bruna Aiiso e Pedro Passari, “A Todo Vapor!” também traz efeitos especiais e figurinos fiéis ao steampunk.

“A Todo Vapor!” também venceu o Global Film Festival Awards Los Angeles 2018, como melhor série de Drama; e o Rio Web Fest 2018 de Melhor Abertura e recebeu indicações à melhor Série de Ação, Melhor Produção, Melhor Elenco, Melhor Atriz (Thais Barbeiro), Melhor Efeito Visual e Melhor Figurino. E concorreu a outros prêmios nacionais e internacionais como o New Jersey Web Festival 2019, com indicações de melhor ator para Felipe Reis e melhor atriz para Thais Barbeiro de Sci-Fi; o New York City Web Fest 2018, com indicação à melhor série de Thriller.

Para complementar o universo transmidiático de “A Todo Vapor!”, foi lançado o livro “Juca Pirama: marcado para morrer”, que traz a história do protagonista, lançado em 2019 pela Jambô Editora,  um web quadrinho dos personagens, que foi finalista do HQ MIX 2019 e um Card Game.

Mais de Cultura