Top

Zurique: Galeria Kogan Amaro apresenta mostra de Márcia Pastore

“Frestas em máquina”, 2003-2019, de Marcia Pastore – Foto: Divulgação

A artista Márcia Pastore investiga a relação entre corpo, espaço e escultura em suas diversas formas. Por meio de sua prática escultórica, ela reflete sobre a intersecção entre as artes visuais e a arquitetura, além das relações poéticas entre força e matéria. A partir de 11 de setembro, a artista exibe um conjunto destes trabalhos em “Ut machina corpus”, exposição com curadoria de Ricardo Resende, em cartaz na filial de Zurique da Galeria Kogan Amaro.

Tal qual o poeta Carlos Drummond de Andrade no poema “A máquina do mundo”, no qual revela o mecanismo do mundo enquanto o indivíduo permanece um enigma (Fernanda Pita escreve no catálogo da exposição “Contracorpo”, na Pinacoteca do Estado – 2019-2020), Márcia parte da teoria de que o mundo é uma máquina. Não desenha e nem projeta, parte direto para a matéria e espaço. Seus trinta anos de trajetória lhe forneceram uma forte aproximação espacial e a facilidade para analisar o território expositivo. Suas criações fluem com liberdade e de forma natural no espaço, a exemplo do trabalho “Peso-contrapeso”, um complexo mecanismo no qual a artista traça linhas com cabos de aço no vazio do espaço arquitetônico.

Em “Peso-contrapeso”, Márcia cria um diálogo com o espaço expositivo e entre as forças opostas, como o título já diz: peso contra o peso. A artista estabelece assim sua relação com o espaço construído e as forças que constituem sua obra.

Já em “Frestas em máquina”, obra que também compõe a exposição, a artista investiga a escala humana a partir da ideia oposta à de “Peso-contrapeso”: começa no corpo e se desloca para o espaço. Aqui, a artista, por vezes, trata o corpo como arquitetura e explora formas vazias e cheias – técnica conhecida como molde e contramolde na prática escultórica.

Zurique Art Weekend

A exposição integra a terceira edição do Zurique Art Weekend, evento que acontece de 11 a 13 de setembro, e apresenta destaques do circuito artístico da maior cidade da Suíça. Durante os três dias, instituições, galerias e espaços de artes, abrem suas portas e convidam colecionadores, curadores, artistas e amantes da arte para participarem de eventos presenciais e online. São mais de 100 ações, apresentadas por cerca de 50 expositores.

No dia 13, a artista Márcia fala sobre sua prática artística com o curador Resende. A conversa acontece a partir das 15h30 (horário local de Zurique – às 10h30 no Brasil), com transmissão ao vivo no Instagram da Galeria (@GaleriaKoganAmaro ).

Mais de Cultura