Top

Oscar anuncia que exigirá mais diversidade na categoria melhor filme a partir de 2024

Foto: Getty Images

Nova era! A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que é responsável por promover o Oscar, anunciou na noite desta terça-feira (09.09) que terá novas exigências para a principal categoria de Melhor Filme, a partir de 2024.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

De acordo com o anúncio, os filmes terão de cumprir 2 das 4 novas modalidades que foram divulgadas. Os novos critérios foram pensados para aumentar a diversidade e a representatividade de diferentes públicos dentro de uma das maiores premiações do cinema mundial.

Em resumo, produções que quiserem concorrer à principal categoria do Oscar devem atender a dois dos quatro critérios:

  • ter membros de minorias, como negros ou latinos, em papéis de protagonistas ou coadjuvantes, ou 30% do elenco composto por grupos pouco representados, ou narrativa principal focada nestes grupos;
  • ter um número determinado de membros de grupos pouco representados, como mulheres ou pessoas com deficiência, em cargos de liderança ou 30% da equipe geral formada por membros destes grupos;
  • oferecer cargos pagos de estágio ou de aprendizado para membros de grupos pouco representados nos estúdios, distribuidoras e produtoras, além de vagas de oportunidades de desenvolvimento de habilidades e de treinamento para membros destes grupos em cargos menores na equipe de produção;
  • ter cargos de liderança nos estúdios e/ou produtoras preenchidos por membros de minorias ou grupos pouco representados nas equipes de marketing, distribuição e/ou publicidade.

A Academia contou, também, que as demais categorias da premiação não foram alteradas e seguem com os mesmos critérios que tinham antes.

A última cerimônia do Oscar aconteceu em 2020, no dia 9 de fevereiro, sendo 92ª edição da premiação. O filme que levou na categoria de Melhor Filme foi “Parasita”, de 2019, dirigido por Bong Joon-ho. A Oscar 2021 foi remarcado para o dia 25 de abril por conta da pandemia do novo coronavírus.

 

 

Mais de Cultura