Top

Série dança #EmCasaComSesc traz Suely Machado e Jorge Garcia

Jorge Garcia – Foto: Mayara Azzi

Há mais de dois meses no ar, a programação da série Dança #EmCasaComSesc traz na próxima semana as apresentações “Memórias“, com Suely Machado, na terça-feira (08.09), e “Plano Sequência/Indoor“, com Jorge Garcia, na quinta-feira (10.09). A série mostra novos trabalhos todas as terças e quintas, às 21h30, no canal do YouTube do Sesc São Paulo e no perfil do Sesc Ao Vivo no Instagram , sempre com uma apresentação ao vivo de dança direto da casa do artista.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Nesta quinta-feira (3/9), Douglas Iesus e Anelise Mayumi, do Grupo Fragmento Urbano, apresentam “Espaço Seguro para Ficar em Risco“, performance criada a partir do desdobramento de dois trabalhos anteriores: “Na pressão” e “Balada Manifesto“. Movidos pelos questionamentos levantados pelo que seria o “novo normal” nas periferias, os artistas se perguntam quais danças necessitam ser reinventadas para manter-nos vivos e como dançar em casa pode ser um privilégio para alguns ou alternativa para outros neste momento . Na performance cênica, são utilizados sacos transparentes para elaborar a poética e estética visual das pressões diárias às quais estamos submetidos. O grupo Fragmento Urbano nasceu em 2009 da inquietude de jovens da periferia da Zona Leste de São Paulo, que traziam como ponto de interesse comum a criação de espetáculos a partir das linguagens de Funk Styles, do Hip Hop e da intervenção urbana. Compreendendo a dança como um campo de pesquisa amplo e profundo, atualmente as pesquisas para criação se concentram na investigação de uma corporeidade periférica, afro-diaspórica, ameríndia, plural e potente. Classificação: 14 anos.

Suely Machado – Foto: Gutu Muniz

Criar e preencher o vazio. O projeto “Memórias”, solo apresentado por Suely Machado na terça-feira (08.09), foi pensado para este momento de quarentena a partir da ideia de “falta de futuro”. A dançarina traz para o presente o passado de lembranças desfocadas, marcando essências. Movimentos e poesias criam alternativas para a incógnita do amanhã. Suely Machado é diretora do Grupo de Dança Primeiro Ato, de Belo Horizonte (MG), desde 1982. Dirige e produz espetáculos do grupo, coordena a oficina Criação do Gesto e a Oficina Preparação Corporal para Atores em diversas cidades brasileiras. É diretora do Primeiro Ato Centro de Dança, escola de formação que atende cerca de 450 alunos anualmente. Há seis anos integra o júri técnico do quadro Dança dos Famosos, do Programa do Faustão, da TV Globo. Classificação: 14 anos.

Na quinta-feira (10.09) será apresentada a coreografia “Plano Sequência/INDOOR”, de Jorge Garcia. Há cinco anos, o coreógrafo vem investigando o tema junto com a sua Jorge Garcia Companhia de Dança, a partir de coreografias em plano-sequência com a participação do público. Nesta apresentação, Garcia irá transitar pela própria casa, traçando um fio condutor e uma narrativa visual, sonora e dançante, trazendo para a transmissão objetos, memórias e sensações pessoais. Desde 2005, o artista realiza obras e pesquisas junto à Jorge Garcia Companhia de Dança, tendo diversos espetáculos em repertório. Desenvolve também um trabalho de pesquisa de improviso, vídeo e performances nas ruas de cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Londres (Inglaterra) e Paris (França), junto a outros artistas-criadores. Em 2016, realizou o projeto “Navegantes”, contemplado pelo prêmio Klauss Vianna/Funarte, realizando intervenções em cidades no curso do Rio São Francisco. Classificação: 14 anos.

A ação #EmCasaComSesc proporciona o encontro do público com artistas das mais diversas linguagens e estilos, em ambiente digital. Desde abril, o Sesc São Paulo oferece transmissões ao vivo, direto da casa do artista ou do atleta convidado para a casa do público, com conteúdos voltados à música, teatro, dança, circo, contação de histórias e esportes. Parte das atividades estão disponíveis no canal da instituição no YouTube: http://www.youtube.com/sescsp.

Mais de Cultura